Fonte: Labchecap, 2020

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são um dos maiores problemas de saúde pública da atualidade. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que as DCNT são responsáveis por 71% de um total de 57 milhões de mortes ocorridas no mundo em 2016 (WHO, 2018a, 2018b).

No Brasil, as DCNT são igualmente relevantes, tendo sido responsáveis, em 2016, por 74% do total de mortes, com destaque para doenças cardiovasculares (28%), as neoplasias (18%), as doenças respiratórias (6%) e o diabetes (5%) (WHO, 2018c).

Hoje entende-se que os agravos do sexo masculino constituem verdadeiro problema de saúde pública no Brasil, e estes agravos estão disposto em cenários com diversos contextos socioculturais e político-econômicos, onde a perspectiva é 7,2 anos de vida a menos que as mulheres. Dados do Ministério da Saúde (MS, 2016), trazem que os problemas que mais afetam a saúde masculina estão: a obesidade (57%), o alcoolismo (25%), o tabagismo (13%). Estes problemas apontados pelo MS, e que são problemas considerados evitáveis, acabam por estruturar adultos doentes por DCNTs.

Assim, em 2004, as DCNT representaram mais de 62% do total de óbitos do país, sendo maior nas Regiões Sul e Sudeste (OPAS, 2006). As doenças de maior impacto para a saúde pública são:1º) as doenças cardiovasculares,2º) o câncer, particularmente o cérvico-uterino e o de mama em mulheres e de estômago e pulmão nos homens,3º) o Diabetes Mellitus, e4°) as Doenças Respiratórias Crônicas.Porém, desde 2008, na tentativa de diminuição desta problemática, através da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) e do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPE), do MS, a saúde do homem brasileiro em suas similaridades e idiossincrasias é tratada como tema de política pública, através da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) (BRASIL, 2008).A PNAISH está alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica – porta de entrada do Sistema Único de Saúde – e prioriza a identificação das principais enfermidades e agravos à saúde do homem, buscando delinear caminhos que incentivem a procura pelos serviços de atenção primária, antes que os agravos requeiram atenção especializada.

O objetivo geral da PNAISH está em promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do Brasil, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e mortalidade dessa população, através do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde.

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Secretaria de Atenção À Saúde (org.). POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM: princípios e diretrizes. Princípios e Diretrizes. 2008. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_saude_homem.pdf. Acesso em: 04 nov. 2020. OPAS/OMS (Brasil).
Global Health Estimates 2016: Deaths by Cause, Age, Sex, by Country and by Region, 2000–2016. Geneva: World Health Organization, 2018a
Noncommunicable Diseases (NCD) Country Profiles. Geneva: World Health Organization, 2018c;
Organização Pan-Americana de Saúde (comp.). Doenças Transmissíveis e Não-Transmissíveis. 2020. Wolrd Health Organization. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=569:conceito-doencas-cronicas-nao-transmisiveis&Itemid=463. Acesso em: 04 nov. 2020.
World Health Statistics 2018: monitoring health for the SDGs, Sustainable Development Goals. Geneva, 2018b;

É com satisfação que mais uma vez, convidamos você para participar da IX Mostra HumanizaSUS de Santa Catarina que nesta edição terá o tema: Superando desafios da pandemia.

A realização da Mostra faz parte do planejamento anual do Colegiado Gestor de Humanização em Santa Catarina, em parceria com a Escola de Saúde Pública/Diretoria de Educação Permanente em Saúde/Superintendência de Planejamento em Saúde, visando destacar as experiências de inclusão de gestores, trabalhadores e usuários nas práticas de formação, gestão e atenção.

A Mostra de experiências de humanização tem confirmado anualmente que é possível criar ações promovendo a qualidade na gestão e no cuidado do SUS.

Será pela plataforma EducaSaúde-SC na modalidade síncrona virtual, ou seja, onde todos os participantes estarão online no momento do evento.

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-santiago

Data: 26 de novembro de 2020 (quinta-feira)

Horário: das 8:30 às 16:00h

IX mostra humanizaSUS SCPúblico-Alvo

Inscrição para participação na IX Mostra: 26/10/2020 a 15/11/2020

Local: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=59944

Após a realização da inscrição como participante, poderá ser feita a inscrição da experiência.

Experiências:

Serão selecionados trabalhos para apresentação na modalidade oral (31 trabalhos), realizados por profissional e/ou estudante, gestor e/ou usuário da área da saúde com experiências de humanização na gestão e na atenção do SUS e/ou em redes/movimentos sociais, conselhos em diversos âmbitos: Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, e, atividades de formação em Educação Permanente em Saúde e Humanização.

A Mostra se constitui da apresentação de experiências significativas vivenciadas no cotidiano do SUS levando em conta as diretrizes e dispositivos da Política Nacional de Humanização (PNH), e o tema que a convoca.

Na inscrição da experiência será necessário definir qual a diretriz da PNH que mais se sobressai na experiência a ser apresentada:

Clínica ampliada

Cogestão

Acolhimento

Valorização do trabalho e do trabalhador

Defesa dos direitos do usuário

Fomento das grupalidades, coletivos e redes

Construção da memória do SUS que dá certo

Ambiência

Inscrição para apresentação das experiências: 26/10/2020 a 15/11/2020

Link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=59944

Data da devolutiva para trabalhos selecionados: 17/11/202 

IX Mostra HumanizaSUS – 26/11/2020

“Superando desafios da pandemia”

 

Horário

Atividade

Local

08:30 – 9:00

Solenidade de Abertura

SALA VIRTUAL

https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/educasaude-sc

09:00 – 12:00

Apresentações matutinas

e debates

12:00 – 13:30

Intervalo para o almoço

13:30 – 15:30

Apresentações vespertinas

e debates

15:30 – 16:00

Avaliação e encerramento

 

 

O Grupo de Apoio à Implementação do Processo de Enfermagem como integrante da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), instituído em 2015, composto por docentes, representantes da Escola de Saúde Pública e COREN-SC, lançou o Curso de pós-graduação Lato Sensu em SAE com o objetivo de formar Enfermeiros (as) dos hospitais de gestão direta da SES/SC.
Em 2020, com 31 enfermeiros (as) formados (as) pela ESP-SC em parceria com o COREN-SC, UNISUL e ABEn-SC, o grupo continuará buscando alternativas para continuar o trabalho de apoio a implementação da SAE.
No dia 15 de outubro de 2020 aconteceu a realização de visitas técnicas nos hospitais: Infantil Joana de Gusmão, Governador Celso Ramos e Nereu Ramos. Momento em que foram entregues os Certificados de Conclusão Curso.

visita hijg

VISITA TÉCNICA HOSPITAL INFANTIL JOANA DE GUSMÃO

visitahgcr

VISITA TÉCNICA HOSPITAL GOVERNADOR CELSO RAMOS

 

visita hnr

VISITA TÉCNICA HOSPITAL NEREU RAMOS

A Escola de Saúde Pública estará à frente do (deste) projeto e contará com o apoio de um Grupo de Trabalho (GT) formado por representantes dos Núcleos da Escola. (suprimido restante das áreas porque todas são ESP atualmente) Os componentes deste GT, terão o compromisso de avaliar as fontes produtoras de informação da SES-SC e selecionar o material a ser depositado eletronicamente na BVS.
Os documentos selecionados serão coletados nos sites institucionais da SES.
Os documentos que não estiverem disponíveis on-line poderão ser encaminhados no formato PDF para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para inserção na plataforma, conforme as regras documentais e as orientações da BIREME

NOTÍCIAS

19-12-25

Dando continuidade às ações do Projeto Nós na Rede, iniciativa do Ministério da Saúde,...

LEIA MAIS

17-12-25

A Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) realizou, no dia 12 de dezembro, o Seminário...

LEIA MAIS

17-12-25

A Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) realizou, no dia 11 de dezembro de 2025, o...

LEIA MAIS

12-12-25

O Curso Ateliê de Ideias: O Processo de Enfermagem na Gestão do Cuidado, realizado entre novembro...

LEIA MAIS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

© 2025 SES/SC - Secretaria de Estado da Saúde, Governo do Estado de Santa Catarina - Desenvolvido por DTIG SES/SC