A eficiência, a eficácia, a efetividade, o volume e a qualidade dos bens e serviços produzidos pela administração pública são aspectos que envolvem diretamente a sociedade, o bem-estar social e o desenvolvimento econômico do país. O desempenho desses fatores reflete diretamente na qualidade desses serviços prestados.
Para obter um bom desempenho e atender às expectativas dos cidadãos, é fundamental o planejamento. É indispensável o uso de ferramentas específicas para as fases de formulação, implementação e controle da estratégia organizacional, auxiliando os gestores nesses momentos considerados críticos para o alcance dos objetivos estipulados.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) consiste em um documento de planejamento estratégico que implica uma importante ferramenta de auxílio para subsidiar o desenvolvimento do planejamento institucional, possibilitando a fundamentação de um diagnóstico sistêmico, estratégico e também bases para reflexão, formulação, implementação e gestão dos planos já estabelecidos, além da implantação de um processo sistemático de acompanhamento e avaliação.