SOBRE NÓS

Escola de Saúde Pública de Santa Catarina da Secretaria de Estado da Saúde (ESPSC/SES) foi criada em 2005 constituindo o organograma da SES como uma Gerência vinculada à Diretoria de Desenvolvimento Humano (DIDH). A implantação da ESPSC/SES visava, principalmente, a elaboração de estratégias para o desenvolvimento profissional, projetos de extensão, pesquisa aplicada e resgate histórico da Saúde Pública em Santa Catarina.

Com Reformas Administrativas do Estado e estruturais da SES, a ESPSC ficou vinculada à Diretoria de Educação Permanente em Saúde, com um caminho consolidado no fortalecimento do SUS por meio de ações voltadas à Educação Permanente em Saúde.

Em 2021, dezesseis anos após a implantação da Escola e visando o fortalecimento da ESPSC no contexto Regional, Estadual e Nacional, a Diretoria de Educação Permanente em Saúde passou a ser denominada Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, assumindo o nível de Diretoria na estrutura organizacional da SES, vinculada diretamente à Superintendência de Planejamento em Saúde, conforme Decreto nº. 1.305, de 28 de maio de 2021, publicado no DOE 21.532, de 31 de maio de 2021.

A constituição da ESPSC justificou-se, prioritariamente, pela carência real de formação profissional alicerçada nas necessidades do sistema público de saúde. Essa carência, diagnosticada desde a instituição do SUS, acarretou que a formação fosse assumida pelos gestores do sistema. Como escola de governo, a ESPSC sempre buscou promover o desenvolvimento de servidores públicos, bem como contribuir para a identificação das necessidades de capacitação dos órgãos e das entidades, considerada a programação de suas atividades.

A ESPSC fomenta os subsídios necessários para a produção de conhecimentos por meio da formação em nível técnico e superior com ênfase nas práticas e nas diretrizes preconizadas pelo SUS. Além da formação, existe a necessidade de ampliação, sistematização e revisão ética das pesquisas no âmbito da saúde pública, difusão da informação científica e do fomento ao debate da política de educação na saúde em Santa Catarina.