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A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Os instrumentos de avaliação (questionários) desenvolvidos pela CPA da Instituição de Ensino Superior (IES) constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Além disso, esses instrumentos permitem que sejam identificadas áreas problemáticas ou carentes de adequado investimento institucional, apontando exatamente os setores que requerem melhorias.

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A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável por coordenar, conduzir e articular o processo interno de avaliação institucional na Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), além de orientar, sistematizar e assessorar as instâncias acadêmicas e administrativas em suas decisões estratégicas.

O objetivo das avaliações realizadas pela CPA é produzir um conjunto de indicadores analíticos rigorosos e transparentes para avaliação acadêmica e de gestão. Essa avaliação institucional contribui significativamente para que a ESPSC repense suas práticas administrativas, técnicas e pedagógicas, bem como seu papel na sociedade.

Não se trata de um processo premiativo, punitivo ou neutro, mas sim de um processo de reflexão sistemática, metódica, organizada e intencional que permite à ESPSC buscar a qualidade da educação e se tornar mais transparente e comprometida com as transformações sociais.

A avaliação institucional é parte do Projeto Pedagógico da ESPSC e, ao mesmo tempo, objeto de avaliação. Por isso, é importante que sejam estabelecidos cenários a partir de indicadores nacionais e internacionais para expressar a "vocação" ou "especialização" da ESPSC em Santa Catarina.

A ESPSC justifica sua existência ao oferecer um elevado padrão de ensino, pesquisa e extensão na área de saúde. É importante incorporar o processo avaliativo à dinâmica da gestão acadêmica e administrativa para que se possa melhor definir o perfil da instituição e distinguir suas vocações nas diversas áreas do conhecimento.

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À CPA caberá o assessoramento e acompanhamento da execução da Avaliação Interna Institucional, observada a legislação pertinente.

Competência e Atribuições da CPA
I. Conduzir os processos de avaliação interna;
II. Sistematizar e prestar informações ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no âmbito do Sistema Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Superior (SINAES), sempre que solicitada;
III. Constituir subcomissões de avaliação;
IV. Elaborar e analisar relatórios e pareceres e encaminhar às instâncias competentes;
V. Desenvolver estudos e análises visando o fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional;
VI. Propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo avaliativo institucional.

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COMPOSIÇÃO DA CPA 
Representante da gestão ESPSC - Presidente  Adriana Seixas de Oliveira Mello
Suplente Juliana Camargo Momm Athayde
Representante do corpo técnico-administrativo - Vice-presidente Marco Aurélio Oliveira
Suplente Petrocelli Fabiano Marcelina
Representante do corpo docente Débora Batista Rodrigues
Suplente Aparecida de Cássia Rabetti
Representante do corpo discente Rafael Koerich Ramos
Suplente César Manfroi
Representante da sociedade civil Roselita Sebold
Suplente Kelen Freitas de Oliveira

*Presidente e Vice Presidente eleitos entre os pares, vigência 2022-2024.

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A avaliação engloba dimensões como ensino, produção acadêmica, extensão e gestão, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente.

CPA Eixos

 

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Os processos avaliativos internos e externos são concebidos como subsídios fundamentais para a formulação de diretrizes para as políticas públicas de educação superior e também para a gestão das instituições, visando à melhoria da qualidade da formação, da produção de conhecimento e da extensão, de acordo com as definições normativas de cada tipo de instituição e as opções de cada estabelecimento de ensino.

A CPA realiza, periodicamente, a Autoavaliação Institucional (global e dos aspectos didático-pedagógicos), de acordo com o SINAES, articulando regulação e avaliação educativa, de forma a possibilitar a participação dos segmentos da comunidade interna – alunos, docentes e técnicos-administrativos – e da comunidade externa – pesquisa junto aos egressos.

A autoavaliação é realizada por meio de aplicação de questionários eletrônicos.

 

CPA Auto avaliação