A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi instituída pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional. Os instrumentos de avaliação (questionários) desenvolvidos pela CPA da Instituição de Ensino Superior (IES) constituem importantes ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. Além disso, esses instrumentos permitem que sejam identificadas áreas problemáticas ou carentes de adequado investimento institucional, apontando exatamente os setores que requerem melhorias.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável por coordenar, conduzir e articular o processo interno de avaliação institucional na Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), além de orientar, sistematizar e assessorar as instâncias acadêmicas e administrativas em suas decisões estratégicas.
O objetivo das avaliações realizadas pela CPA é produzir um conjunto de indicadores analíticos rigorosos e transparentes para avaliação acadêmica e de gestão. Essa avaliação institucional contribui significativamente para que a ESPSC repense suas práticas administrativas, técnicas e pedagógicas, bem como seu papel na sociedade.
Não se trata de um processo premiativo, punitivo ou neutro, mas sim de um processo de reflexão sistemática, metódica, organizada e intencional que permite à ESPSC buscar a qualidade da educação e se tornar mais transparente e comprometida com as transformações sociais.
A avaliação institucional é parte do Projeto Pedagógico da ESPSC e, ao mesmo tempo, objeto de avaliação. Por isso, é importante que sejam estabelecidos cenários a partir de indicadores nacionais e internacionais para expressar a "vocação" ou "especialização" da ESPSC em Santa Catarina.
A ESPSC justifica sua existência ao oferecer um elevado padrão de ensino, pesquisa e extensão na área de saúde. É importante incorporar o processo avaliativo à dinâmica da gestão acadêmica e administrativa para que se possa melhor definir o perfil da instituição e distinguir suas vocações nas diversas áreas do conhecimento.
À CPA caberá o assessoramento e acompanhamento da execução da Avaliação Interna Institucional, observada a legislação pertinente.
COMPOSIÇÃO DA CPA | |
Representante da gestão ESPSC - Presidente | Adriana Seixas de Oliveira Mello |
Suplente | Juliana Camargo Momm Athayde |
Representante do corpo técnico-administrativo - Vice-presidente | Marco Aurélio Oliveira |
Suplente | Petrocelli Fabiano Marcelina |
Representante do corpo docente | Débora Batista Rodrigues |
Suplente | Aparecida de Cássia Rabetti |
Representante do corpo discente | Rafael Koerich Ramos |
Suplente | César Manfroi |
Representante da sociedade civil | Roselita Sebold |
Suplente | Kelen Freitas de Oliveira |
*Presidente e Vice Presidente eleitos entre os pares, vigência 2022-2024.
A avaliação engloba dimensões como ensino, produção acadêmica, extensão e gestão, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente.
Os processos avaliativos internos e externos são concebidos como subsídios fundamentais para a formulação de diretrizes para as políticas públicas de educação superior e também para a gestão das instituições, visando à melhoria da qualidade da formação, da produção de conhecimento e da extensão, de acordo com as definições normativas de cada tipo de instituição e as opções de cada estabelecimento de ensino.
A CPA realiza, periodicamente, a Autoavaliação Institucional (global e dos aspectos didático-pedagógicos), de acordo com o SINAES, articulando regulação e avaliação educativa, de forma a possibilitar a participação dos segmentos da comunidade interna – alunos, docentes e técnicos-administrativos – e da comunidade externa – pesquisa junto aos egressos.
A autoavaliação é realizada por meio de aplicação de questionários eletrônicos.