Dando continuidade às ações do Projeto Nós na Rede, iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), foi realizado, no mês de dezembro de 2025, o quarto encontro presencial do curso no Estado de Santa Catarina.
O projeto tem como objetivo a qualificação dos profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), fortalecendo o papel estratégico dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como articuladores do cuidado no território. A proposta formativa busca ampliar competências técnicas, éticas e políticas, contribuindo para a consolidação de práticas de cuidado alinhadas aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os encontros presenciais constituíram-se como espaços de reflexão e troca de experiências entre trabalhadores da saúde, promovendo debates sobre o uso de álcool e outras drogas a partir de uma perspectiva ampliada, que considera as dimensões sociais, culturais, psicossociais e subjetivas envolvidas. Destacou-se, ainda, o papel estratégico dos profissionais da RAPS na construção de abordagens de cuidado fundamentadas na redução de danos, com ênfase na empatia, na construção de vínculos e na desconstrução de estigmas, fortalecendo práticas éticas e humanizadas de atenção psicossocial.
No âmbito do Projeto Nós na Rede, as turmas foram organizadas a partir de municípios-sede e municípios vinculados, conforme apresentados a seguir:
- Turma Florianópolis
- Turma São José (sede: ESPSC)
- Turma Tijucas (sede): São João Batista
- Turma Tubarão (sede): Braço do Norte, Capivari de Baixo, Jaguaruna, Laguna
- Turma Criciúma (sede): Cocal do Sul, Içara, Morro da Fumaça, Balneário Rincão
- Turma Itajaí (sede): Navegantes, Luiz Alves, Balneário Piçarras
- Turma Blumenau (sede): Indaial, Pomerode, Timbó
- Turma Presidente Getúlio (sede): Ibirama, Lontras, Rio do Sul
- Turma Jaraguá do Sul (sede): Guaramirim, Massaranduba, Schroeder, Barra Velha, São João do Itaperiú
- Turma Canoinhas (sede): Papanduva, Monte Castelo, Três Barras, Porto União, Mafra
- Turma Joinville (sede): Araquari, Garuva, Itapoá
- Turma Chapecó (sede): Águas de Chapecó, Planalto Alegre, Palmitos, Pinhalzinho, Quilombo, São Carlos, Cunha Porã
- Turma Xanxerê (sede): Abelardo Luz, Xaxim
- Turma São Miguel do Oeste (sede): Dionísio Cerqueira, Maravilha, Mondaí
A realização do quarto encontro presencial reafirma o compromisso institucional das entidades envolvidas com a qualificação permanente dos trabalhadores da saúde e com o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial em Santa Catarina, ao promover processos formativos que contribuem para a consolidação de práticas de cuidado integrais, territorializadas, éticas e humanizadas, orientadas pelas necessidades das pessoas e pelos princípios do SUS.

Foto: ESPSC
