Grupo de Estudo Acessibilidade em foco na ESPSC realiza visita técnica na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)

Imagem1Fotografia (da esquerda para direita): Marco Aurélio Oliveira (Pedagogo da ESPSC), Valesca de Andrade (servidora ESPSC), Sandra Volpato (Pedagoga da ESPSC), Monique Scheidt dos Santos (Coord. do CEVI/FCEE), Paula Sanhudo da Silva (Bibliotecária da ESPSC) e Aline Daiane Schlindwein (Diretora da ESPSC).

Fonte: Registro de Milene Antunes (GECAE/FCEE, 2023).

Na última terça-feira, 05 de dezembro, no período matutino, o Grupo de Estudo (GE) Acessibilidade em foco na ESPSC, realizou uma visita técnica na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), localizada no município de São José/SC.

A FCEE é a "Primeira instituição pública estadual do Brasil responsável pela definição e coordenação de políticas de Educação Especial [que] beneficia milhares de pessoas em todo o Estado [...] que [visa] a sua inclusão na sociedade com qualidade de vida" (FCEE, 2023, p. 1).

A comitiva da ESPSC foi liderada pela Diretora da ESPSC Aline Daiane Schlindwein e composta pelos servidores: Marco Aurélio Oliveira, Paula Sanhudo da Silva, Sandra Volpato e Valesca de Andrade.

Na ocasião foram visitados seis Centros de Atendimento Especializado:

  • Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP)
  • Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez (CAS)
  • Centro de Educação e Trabalho (CENET)
  • Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA)
  • Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP)
  • Centro de Educação e Vivencia (CEVI)

A atividade foi realizada como complemento dos estudos do GE, que identificou a importância em conhecer a Fundação e iniciar a aproximação entre as instituições, almejando assim, futuras interações, parcerias e formações.

Ao longo da visita técnica, a equipe da ESPSC teve a oportunidade de conversar com os profissionais dos Centros visitados; acompanhar a impressão de materiais em Braille; conhecer as salas de aulas e a dinâmica pedagógica com os educandos; visualizar de perto uma prótese ocular; conhecer materiais pedagógicos adaptados e equipamentos de Tecnologia Assistiva; e, interagir diretamente com os educandos.

A Pedagoga Sandra Volpato enfatiza que as ações da FCEE possam ser disseminadas e veiculadas junto aos profissionais da saúde do Estado, com o intuito de fortalecermos a prestação de serviço qualificado à população, bem como orientá-los sobre os seus direitos e acesso aos serviços da FCEE. Certamente solicitaremos assessorias futuras, para quem sabe, criarmos parcerias entre a ESPSC e FCEE.