Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), por meio do Núcleo de Ensino e Educação na Saúde, realizou, nesta quarta-feira (29/04), uma etapa fundamental do Curso de Cuidadores da Pessoa Idosa. Ministrada pela enfermeira Thâmy Canova Da Correggio, a aula focou no binômio envelhecimento e capacidade funcional, unindo embasamento científico à vivência prática.
Eixos Temáticos da Aula
- Biologia do Envelhecimento e Empatia Aplicada
- Simulação Sensorial: Uso de simulador de envelhecimento (traje específico) para compreensão das limitações físicas e sensoriais inerentes ao processo de senescência.
- Envelhecimento Ativo: Discussão sobre o conceito da OMS para a manutenção da saúde, participação e segurança.
- Mobilidade e Manejo Físico
- Técnicas de Posicionamento e Transferência: Orientações sobre a mobilização do idoso de acordo com o seu grau de dependência (total, parcial ou mínima).
- Prevenção de Lesões por Pressão (LPP): Justificativa clínica para o reposicionamento constante e uso de tecnologias assistivas, como o colchão pneumático.
- Ergonomia e Saúde do Trabalhador
- Ergonomia do Cuidador: Técnicas de mecânica corporal para prevenir lesões osteomusculares no profissional durante a assistência.
- Segurança Ambiental e Promoção da Autonomia
- Adaptação do Domicílio: Análise crítica da planta física dos cômodos para eliminar riscos de quedas e barreiras arquitetônicas.
- Capacidade Funcional: Foco em manter o idoso capaz de realizar suas atividades de vida diária com o máximo de independência possível.
A aula, altamente participativa, utilizou estratégias pedagógicas que colocaram os estudantes como protagonistas do aprendizado, com o objetivo de prepará-los para o mundo do trabalho. Entre as técnicas aplicadas, destacaram-se:
- Aula Expositiva Dialogada: Incentivo à troca de experiências entre mediadora e estudantes.
- Gamificação e Dinâmicas de Grupo: Ferramentas lúdicas para fixação de conteúdos complexos.
- Aprendizagem Baseada em Problemas: Divisão da turma em subgrupos para o planejamento de ambientes seguros e adaptados para idosos.
Foto: ESPSC
