5º ENCONTRO PRESENCIAL DO PROJETO NÓS NA REDE EM SANTA CATARINA

O Projeto Nós na Rede celebrou o encerramento do seu primeiro ciclo em Santa Catarina com a conclusão de 14 turmas e a qualificação de aproximadamente 400 trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é uma realização do Ministério da Saúde, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Brasília) e a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC).

O quinto e último encontro presencial desta etapa foi marcado por momentos de introspecção e reflexão sobre o impacto da formação no cotidiano profissional. Durante a atividade, os estudantes-trabalhadores foram incentivados a refletir sobre suas trajetórias ao longo do curso. Para este encerramento, foram produzidos relatos individuais de experiências, conectando o aprendizado teórico às vivências práticas nos territórios. O encontro proporcionou um espaço para que cada profissional pudesse perceber como o curso afetou sua atuação e quais reflexões continuam a ecoar em seus espaços de trabalho, tanto de forma individual quanto coletiva.

Os educadores organizaram materiais que sintetizaram o percurso educativo dos últimos seis meses e o impacto na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Nos depoimentos colhidos, um tema foi recorrente: apesar dos desafios do trabalho em rede na saúde mental, o projeto conseguiu:

  • Ampliar o sentido de corresponsabilidade pelo cuidado;
  • Fortalecer a mobilização nos territórios;
  • Estabelecer vínculos mais sólidos entre as equipes;
  • Humanizar o olhar e a postura profissional, valorizando tanto quem cuida quanto quem recebe o cuidado.

O projeto já se prepara para o 2º Ciclo do Nós na Rede em solo catarinense: no dia 23 de março, terão início outras 14 turmas. Nesta nova etapa, mais 400 trabalhadores do SUS participarão desta importante ação mobilizadora de Educação Permanente em Saúde.

Foto SITE 5º encontro Nós na RedeFoto: Divulgação