1º SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO ESPSC E UNIDADES HOSPITALARES DA SES/SC

1 seminÁrio de integraÇÃo espsc e unidades hospitalares da ses optimized

Com foco nos desafios de gestão em saúde, na inovação e no fortalecimento do SUS, a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina realizou no dia 04 de maio, na Sede Bela Vista – São José, o 1º SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO ESPSC E UNIDADES HOSPITALARES DA SES/SC.

O Seminário tem como objetivo apresentar a ESPSC, às áreas de Educação Permanente em Saúde, Humanização, Estágios, Residência e Pesquisa, das Unidades Hospitalares da SES, promovendo a integração e o conhecimento da capacidade técnica da ESPSC, visando parcerias em prol dos trabalhadores da saúde.

Participaram do evento da ESPSC, além de colaboradores da Escola, os respectivos coordenadores responsáveis pelos setores das seguintes instituições de saúde:

1. Centro Catarinense de Reabilitação (CCR)

2. Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON)

3. Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC)

4. Hospital Dr. Waldomiro Colautti (HDWC)

5. Hospital Florianópolis (HF)

6. Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos (HGMTR)

7. Hospital Governador Celso Ramos (HGCR)

8. Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria (HJAF)

9. Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG)

10. Hospital Nereu Ramos (HNR)

11. Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS)

12. Hospital Regional de São José - Homero de Miranda Gomes (HRSJ)

13. Hospital Regional Terezinha Gaio Basso (HRTGB)

14. Hospital Santa Teresa (HST)

15. Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC)

16. Instituto de Psiquiatria (IPQ)

17. Maternidade Carmela Dutra (MCD)

18. Maternidade Darcy Vargas (MDV)

19. Maternidade Dona Catarina Kuss (MDCK)

Representando o Secretário Estadual de Saúde, a Superintendente de Planejamento em Saúde Carmem Regina Delziovo e a Diretora da ESPSC, Francini Rensi Schmitz compuseram a mesa de abertura do evento, pela parte da manhã, trazendo um breve histórico da ESPSC, ressaltando a importância do trabalho realizado pelos trabalhadores de saúde e também da integração na troca de experiências para a qualificação dos processos.

Logo após, como dinâmica, os participantes foram separados em grupos de trabalho sob as respectivas divisões: EPS, Humanização, Estágio, Residência e Pesquisa. Cada grupo foi conduzido por um coordenador da ESPSC da respectiva área. Após os grupos de trabalho distribuídos, foi organizada a formatação de uma análise SWOT (FOFA) para análise e reflexão dos cenários e ambientes externos e internos das áreas de cada setor.

análise-swot-02.png

SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer análises de cenário ou de ambiente, sendo usada como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma organização. (DAYCHOUW, 2007).

Dando sequência ao evento, na plenária da tarde, cada coordenador de núcleo da ESPSC apresentou as ferramentas e funcionalidades que compõem seu setor e também o resultado da análise desenvolvida, apresentada por um membro do grupo de trabalho, multiplicando conhecimento com todos os presentes.

Finalizando o 1º SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO ESPSC E UNIDADES HOSPITALARES DA SES/SC a ESPSC apresentou uma árvore simbólica, representando a estrutura da saúde do estado de Santa Catarina e a importância de estarmos conectados e fazendo acontecer.

jaque.png3.png1.png

ellen.png