Plantas Medicinais e Fitoterapia: Terapia alternativa em destaque

fitoterpicos

Ao menos 10 mil plantas da flora brasileira apresentam potencial terapêutico

Aprovada em 22 de junho de 2006, no Decreto de Nº 5.813, a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, conforme o Ministério da Saúde, estabeleceu as plantas medicinais e fitoterápicos como elemento fundamental das políticas públicas de saúde, para promover à população brasileira maior qualidade de vida.
O Brasil possui mais de 43 mil espécies de plantas, destas, 10 mil possuem capacidade terapêutica, conforme estimado pelo nutricionista Vanderli Machiori, em matéria para a revista Veja em 2019.
Tamanha a importância e reconhecimento do assunto, a ANVISA lançou um memento onde listou 28 plantas medicinais. No documento encontram-se especificações científicas sobre cada planta apresentada, dentre as quais estão desde Matricaria chamomilla L, camomila, indicado como anti-inflamatório, até Aloe vera, a babosa, que atua como cicatrizante.
A par da relevância do tema, através da plataforma ESP VIRTUAL, a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina oferece o curso de Plantas Medicinais e Fitoterapia na Atenção Primária à Saúde, para profissionais de nível médio, técnico e superior do estado de Santa Catarina. A abertura de futuras turmas será divulgado no site da ESP VIRTUAL conforme demanda para abertura do curso.

DúvidasEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fontes:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa
https://saude.abril.com.br/medicina/plantas-medicinas-poderes-as-contraindicacoes/
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/programa_nacional_plantas_medicinais_fitoterapicos.pdf