No dia 25 de novembro, aconteceu mais um encontro da Comissão designada para a construção do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), referente ao período de vigência 2026–2030. A reunião teve como foco a análise, discussão e validação de eixos estratégicos de alta relevância para o direcionamento institucional, entre eles Inclusão, Diversidade e Equidade.
Para a ESPSC, enquanto escola de governo comprometida com a formação pública, a inclusão configura-se como um princípio ético estruturante, alinhado aos marcos normativos nacionais e internacionais que orientam as políticas de educação, os direitos humanos e a promoção da igualdade. Nesse contexto, diversidade e inclusão são compreendidas como dimensões pedagógicas centrais da Educação Permanente em Saúde (EPS), contribuindo para o fortalecimento da justiça social, a qualificação das práticas e a transformação dos serviços de saúde nos territórios.
Outro eixo debatido foi a Sustentabilidade e a Responsabilidade Social da Escola, princípios que fundamentam e orientam as práticas institucionais. A ESPSC fortalece sua atuação ao integrar práticas pedagógicas, administrativas e de gestão a valores que promovam a justiça social, a preservação ambiental, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o desenvolvimento sustentável do Estado de Santa Catarina.
O encontro representa mais um passo na consolidação de um PPI robusto, participativo e alinhado à missão institucional da ESPSC de formar, qualificar e fortalecer profissionais e práticas em saúde, contribuindo para a melhoria contínua do SUS e para o avanço das políticas públicas no estado.
Foto: ESPSC
