No dia 17 de novembro de 2025, a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) realizou o Encontro de Tutoria do Programa Mais Médicos para o Brasil, tendo como tema central a reflexão sobre práticas antirracistas no cuidado em saúde. O encontro constituiu um espaço significativo de escuta qualificada, debate e construção coletiva, reunindo médicos tutores, supervisores, e apoio institucional do Ministério da Educação (MEC) para fortalecer relações equitativas, culturalmente sensíveis e respeitosas no cuidado em saúde.
A programação incluiu a abertura institucional, a exibição do curta-metragem “Corpo Preto”, a palestra da convidada Caroline Santana Figueredo e uma plenária destinada à troca de experiências e aprofundamento do debate. Também foram realizadas solicitações de encomendas e a avaliação final do encontro. Entre os materiais compartilhados com o grupo, destacam-se a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, textos sobre bioética e discriminação étnico-racial, artigo sobre racismo institucional e o Caderno 28 — Saúde da População Negra.
Como encaminhamentos, definiu-se a necessidade de compartilhar todos os materiais e o vídeo apresentado com os médicos participantes e gestores municipais, promovendo a discussão sobre equidade étnico-racial nos encontros longitudinais; recomendou-se, ainda, que os médicos desenvolvam atividades de Educação Permanente em Saúde (EPS) com suas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre a temática. Para o próximo encontro de tutoria, ficou acordado que serão sistematizadas e apresentadas as vivências e resultados obtidos pelos supervisores.
A ESPSC agradece a participação e o compromisso de todos os envolvidos. Seguimos empenhados em promover ambientes de saúde cada vez mais justos, acolhedores e antirracistas.
ENCONTRO DE TUTORIA DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS SOBRE PRÁTICAS ANTIRRACISTAS EM SAÚDE
Foto: ESPSC
