No dia 14 de novembro de 2025, foi realizada mais uma edição da Oficina Pedagógica da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), ação estratégica que tem como intencionalidade realizar a reflexão sobre a prática docente no cotidiano das ações do núcleo de Pós-graduação com a finalidade de aprofundar o conhecimento de tecnologias educacionais em saúde e o exercício da aplicação destas tecnologias utilizadas nos cursos ofertados pela Pós-graduação e residências da ESPSC buscando aperfeiçoar e desenvolver desempenhos esperados para o perfil de competência do Corpo Docente.
A oficina teve como tema “Espiral Construtivista”, ferramenta metodológica que orienta processos formativos baseados na problematização e na construção coletiva do conhecimento. O aprofundamento foi direcionado aos docentes dos cursos de pós-graduação e das residênciasda ESPSC: Residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (MultiSFC).
A oficina gerou importantes contribuições para o fortalecimento das práticas educacionais da instituição, bem como o alinhamento das práticas formativas às diretrizes institucionais, aos referenciais teóricos adotados e às competências previstas nos diferentes itinerários formativos.
Além disso, a atividade reforçou a cultura institucional de educação permanente, incentivando a reflexão crítica e a inovação tecnológica, ao mesmo tempo em que intensificou a integração entre o corpo técnico docente e pedagógico dos núcleos de pós-graduação e acadêmico-pedagógico. Esse movimento favorece o trabalho colaborativo e a consolidação de uma identidade pedagógica comum, elementos que contribuem diretamente para a formação em saúde, resultando em experiências educacionais e impacto na atuação profissional de discentes e residentes.
Ao promover espaços de reflexão, inovação e qualificação docente, a ESPSC consolida seu compromisso institucional de oferecer processos formativos coerentes com as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) e de formar discentes e residentes capazes de atuar de maneira crítica, reflexiva e transformadora.
Foto: ESPSC
