OFICINA PEDAGÓGICA FORTALECE FORMAÇÃO EM SAÚDE NA ESPSC

No dia 14 de novembro de 2025, foi realizada mais uma edição da Oficina Pedagógica da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), ação estratégica que tem como intencionalidade realizar a reflexão sobre a prática docente no cotidiano das ações do núcleo de Pós-graduação com a finalidade de aprofundar o conhecimento de tecnologias educacionais em saúde e o exercício da aplicação destas tecnologias utilizadas nos cursos ofertados pela Pós-graduação e residências da ESPSC buscando aperfeiçoar e desenvolver desempenhos esperados para o perfil de competência do Corpo Docente. 

A oficina teve como tema “Espiral Construtivista”, ferramenta metodológica que orienta processos formativos baseados na problematização e na construção coletiva do conhecimento. O aprofundamento foi direcionado aos docentes dos cursos de pós-graduação e das residênciasda ESPSC: Residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (MultiSFC). 

A oficina gerou importantes contribuições para o fortalecimento das práticas educacionais da instituição, bem como o alinhamento das práticas formativas às diretrizes institucionais, aos referenciais teóricos adotados e às competências previstas nos diferentes itinerários formativos. 

Além disso, a atividade reforçou a cultura institucional de educação permanente, incentivando a reflexão crítica e a inovação tecnológica, ao mesmo tempo em que intensificou a integração entre o corpo técnico docente e pedagógico dos núcleos de pós-graduação e acadêmico-pedagógico. Esse movimento favorece o trabalho colaborativo e a consolidação de uma identidade pedagógica comum, elementos que contribuem diretamente para a formação em saúde, resultando em experiências educacionais e impacto na atuação profissional de discentes e residentes. 

Ao promover espaços de reflexão, inovação e qualificação docente, a ESPSC consolida seu compromisso institucional de oferecer processos formativos coerentes com as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) e de formar discentes e residentes capazes de atuar de maneira crítica, reflexiva e transformadora.

FOTO OFICINA PEDAGÓGICAFoto: ESPSC