No dia 13 de novembro de 2025, a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) realizou o Módulo de Campo – Ciclo Verde, com o tema “Da Bioética Principialista à Intervencionista”.
A atividade reuniu aproximadamente 100 profissionais em formação da Residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) e da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (MultiSFC), além de 15 pós-graduandos dos cursos de Educação Permanente em Saúde e Preceptoria Multiprofissional e 8 docentes que integram o corpo técnico da ESPSC. A condução do módulo foi desenvolvida por meio da metodologia ativa Team-Based Learning (TBL), que valoriza o trabalho em equipe, o aprendizado colaborativo e o desenvolvimento do pensamento crítico.
A exibição do vídeo “O Caso Tuskegee” subsidiou discussões qualificadas sobre dilemas éticos presentes no cotidiano dos serviços de saúde, destacando a necessidade de práticas pautadas pela escuta sensível, pela humanização do cuidado e pela atenção às populações em situação de vulnerabilidade.
Nesse cenário, ganha relevo a abordagem da Bioética Crítica, que propõe uma ética ativa e comprometida com a transformação social. Fundamentada na justiça, na equidade e no respeito aos direitos humanos, essa perspectiva orienta processos formativos que estimulam o diálogo, a corresponsabilidade e o compromisso com o bem comum.
A utilização da metodologia TBL favoreceu a participação efetiva do grupo, ampliou o intercâmbio de saberes e fortaleceu um aprendizado ético-reflexivo essencial para a formação em saúde.
Foto: ESPSC
