X CONGRESSO INTERNACIONAL REDBIOÉTICA UNESCO

Entre os dias 5 e 7 de novembro de 2025, ocorreu o X Congresso Internacional Redbioética UNESCO20 anos da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, realizado no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, com atividades presenciais e transmissão online.

ESPSC INTEGRA DISCUSSÕES SOBRE BIOÉTICA E DIREITOS HUMANOS a025f27f cf16 466e 96aa b7018cb96356Foto: ESPSC

A Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) marcou presença no evento por meio da participação de Silvia Cardoso Bittencourt, coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Inovação em Saúde (NEPS) e do Comitê de Ética em Pesquisa da ESPSC (CEPSES/SC).

Silvia Bittencourt integrou a mesa-redonda intitulada “Privacidade e Confidencialidade: Bioética, Dados Populacionais e Saúde Digital / Privacidad y Confidencialidad: Bioética, Datos Poblacionales y Salud Digital”, realizada no dia 6 de novembro, com a apresentação do tema “Validade dos Consentimentos Informados Abertos e Ampliados”.

Em sua exposição, abordou questões relacionadas ao Processo de Consentimento Livre e Esclarecido no contexto do recrutamento de participantes de pesquisa, destacando as fragilidades normativas associadas ao uso do consentimento ampliado para compartilhamento de dados com outras instituições. Ressaltou, ainda, o papel essencial das instâncias reguladoras na garantia dos direitos dos participantes de pesquisa, especialmente no que se refere à privacidade, à confidencialidade e ao respeito à vulnerabilidade das pessoas que se encontram em condição de pacientes no âmbito da assistência à saúde.

cd508edf d603 4b25 b0a3 07452cae83caFoto: ESPSC

Também representaram a ESPSC no evento Caroline Baumgarten, secretária do CEPSES/SC, e os membros do colegiado Daniela Catherine da Silva Plucinski, Gecioni Loch Neckel e Victoria Rocha Gutmann.

0079f95e 9b8c 4f4f b5a9 add4c3466f04Foto: ESPSC

A participação da ESPSC no congresso reforça o compromisso institucional com a promoção da ética em pesquisa, a reflexão bioética e o fortalecimento das práticas científicas responsáveis no âmbito da saúde pública em Santa Catarina.