A gestão do trabalho e da educação na saúde esteve em destaque no Conass. Nos dias 30 e 31 de outubro, técnicos das secretarias estaduais de saúde participaram, em Brasília, da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CTGTES), coordenada pelo assessor técnico do Conselho, Haroldo Pontes.
ESTADOS DEBATEM AVANÇOS E DESAFIOS NA GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE
Câmara Técnica do Conass de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde debate ações estratégicas para o fortalecimento da área
A gestão do trabalho e da educação na saúde esteve em destaque no Conass. Nos dias 30 e 31 de outubro, técnicos das secretarias estaduais de saúde participaram, em Brasília, da Câmara Técnica de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CTGTES), coordenada pelo assessor técnico do Conselho, Haroldo Pontes.
Durante os dois dias de debates, foram apresentadas experiências exitosas de gestão do trabalho na saúde e das Escolas Estaduais de Saúde Pública (EESP), além de discutidos os principais desafios e propostas para o fortalecimento da área e as ações prioritárias voltadas à Amazônia Legal.
Evellin Bezerra, diretorda do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde
Pontes destacou o avanço do projeto de ampliação e fortalecimento das Escolas de Saúde Pública, que atualmente somam 22 unidades em funcionamento e outras quatro em fase de implantação. Ele também fez um balanço das conquistas do ano, como o andamento do projeto de lei do deputado federal Jorge Solla, que trata das EESP, e a nova composição da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, que passará a contar com representação das escolas estaduais e municipais — um reconhecimento institucional importante, ressaltou.
A coordenadora técnica do Conass, Rita Cataneli, reforçou a relevância da reunião e incentivou os estados a compartilharem suas experiências exitosas. “Isso é o que mais fortalece a nossa cooperação horizontal, e esta Câmara Técnica tem sido fundamental para impulsionar esse movimento”, observou, destacando que a gestão do trabalho ainda é um desafio para o SUS.
O encontro contou também com a presença de representantes do Ministério da Saúde.
A diretora do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde, Evellin Bezerra, apresentou a proposta de criação de uma Rede Colaborativa de Gestão do Trabalho no SUS, que pretende fortalecer as estruturas organizacionais estaduais e municipais e promover a troca de experiências entre os entes federativos.
Instituto Synergos participou do debate com os técnicos das SES
Já a coordenadora-geral de Ações Estratégicas de Educação na Saúde, Erika Almeida, detalhou o FormatecSUS, programa que visa ofertar cursos técnicos e especializações para atender às demandas de formação e atualização de profissionais nas áreas estratégicas do SUS.
Outro ponto de destaque foi a apresentação do estudo preliminar sobre gestão do trabalho e bem-estar dos profissionais de saúde, fruto da parceria entre o Conass e o Instituto Synergos, que mapeou estruturas, demandas e desafios das secretarias estaduais.
Por fim, os participantes analisaram e discutiram os Planos Estaduais de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (PEGTES), com foco em execução, avaliação e planejamento, reforçando o compromisso conjunto com o fortalecimento da gestão e da formação no SUS.
📸 Acesse aqui as fotos da reunião.
—
Assessoria de Comunicação do Conass
