GE ACESSIBILIDADE EM FOCO NA ESPSC REALIZA VISITA TÉCNICA NA FCEE

Grupo de Estudo Acessibilidade em foco na ESPSC realiza visita técnica na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE)

Imagem1Fotografia (da esquerda para direita): Marco Aurélio Oliveira (Pedagogo da ESPSC), Valesca de Andrade (servidora ESPSC), Sandra Volpato (Pedagoga da ESPSC), Monique Scheidt dos Santos (Coord. do CEVI/FCEE), Paula Sanhudo da Silva (Bibliotecária da ESPSC) e Aline Daiane Schlindwein (Diretora da ESPSC).

Fonte: Registro de Milene Antunes (GECAE/FCEE, 2023).

Na última terça-feira, 05 de dezembro, no período matutino, o Grupo de Estudo (GE) Acessibilidade em foco na ESPSC, realizou uma visita técnica na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), localizada no município de São José/SC.

A FCEE é a "Primeira instituição pública estadual do Brasil responsável pela definição e coordenação de políticas de Educação Especial [que] beneficia milhares de pessoas em todo o Estado [...] que [visa] a sua inclusão na sociedade com qualidade de vida" (FCEE, 2023, p. 1).

A comitiva da ESPSC foi liderada pela Diretora da ESPSC Aline Daiane Schlindwein e composta pelos servidores: Marco Aurélio Oliveira, Paula Sanhudo da Silva, Sandra Volpato e Valesca de Andrade.

Na ocasião foram visitados seis Centros de Atendimento Especializado:

  • Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP)
  • Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento as Pessoas com Surdez (CAS)
  • Centro de Educação e Trabalho (CENET)
  • Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA)
  • Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP)
  • Centro de Educação e Vivencia (CEVI)

A atividade foi realizada como complemento dos estudos do GE, que identificou a importância em conhecer a Fundação e iniciar a aproximação entre as instituições, almejando assim, futuras interações, parcerias e formações.

Ao longo da visita técnica, a equipe da ESPSC teve a oportunidade de conversar com os profissionais dos Centros visitados; acompanhar a impressão de materiais em Braille; conhecer as salas de aulas e a dinâmica pedagógica com os educandos; visualizar de perto uma prótese ocular; conhecer materiais pedagógicos adaptados e equipamentos de Tecnologia Assistiva; e, interagir diretamente com os educandos.

A Pedagoga Sandra Volpato enfatiza que as ações da FCEE possam ser disseminadas e veiculadas junto aos profissionais da saúde do Estado, com o intuito de fortalecermos a prestação de serviço qualificado à população, bem como orientá-los sobre os seus direitos e acesso aos serviços da FCEE. Certamente solicitaremos assessorias futuras, para quem sabe, criarmos parcerias entre a ESPSC e FCEE.