CAPACITAÇÕES EM PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA AOS ACS

No dia 31/10/2023, concluíram-se as Capacitações em Parada Cardiorrespiratória destinadas aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Grande Florianópolis, promovidas pelo Núcleo de Formação Técnica da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina. As atividades tiveram início em maio e se estenderam até outubro deste ano, sendo conduzidas pela enfermeira Carina Manara e pelo técnico de enfermagem Petrocelli Fabiano Marcelina.

 I.I.N COMUNICAÇÃO 9

 

Nesse período, nove municípios foram atendidos: São José, Palhoça, Águas Mornas, Antônio Carlos, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara, Leoberto Leal, Governador Celso Ramos e Biguaçu. Isso resultou em 23 turmas, com 460 pessoas capacitadas. O propósito do curso foi disseminar conhecimentos sobre a identificação da parada cardiorrespiratória e a execução da manobra de ressuscitação cardiopulmonar. Foi enfatizada a importância da pronta identificação e realização da manobra, reconhecendo o tempo como fator crucial para aumentar as chances de sobrevivência da vítima.

 

I.I.N COMUNICAÇÃO 10

 

Além disso, o curso abordou a necessidade de desmistificar as apreensões que as pessoas têm em relação a esse tema, promovendo asensibilização para auxiliar alguém diante dessa situação. Destaca-se a relevância do curso, uma vez que cada ACS atende aproximadamente de 100 a 200 famílias, ressaltando a importância de fornecer essas informações à comunidade. 

Diante da relevância do tema, foram oferecidas duas turmas para os próprios funcionários da ESPSC, que participaram ativamente da capacitação. É com satisfação que encerramos essas capacitações em 2023, proporcionando conhecimento e reflexão sobre a temática para as 460 pessoas envolvidas.