PROFISSIONAIS DA SAÚDE APRESENTAM PESQUISAS PARA O PPSUS

Na última quinta e sexta-feira, 7 e 8, gestores, profissionais da saúde e coordenadores de pesquisas de diferentes instituições de Santa Catarina participaram do Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em Saúde (PPSUS). Na ocasião, foram apresentados os resultados alcançados com os projetos de pesquisas feitas para o SUS com implementação a curto, médio e longo prazo. O encontro ocorreu na sede da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC), em Florianópolis.

Imagem do WhatsApp de 2023 11 07 às 09.42.38 8d62a314Foto: Josiane Ribeiro/ ASCOM SES

Segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto a pesquisa é fundamental para aprimorar os serviços do SUS e melhorar ainda mais o atendimento a todas as pessoas. “Nós estamos comemorando 20 anos do Programa de Pesquisa para o SUS, uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde, da FAPESC e da Ministério da Saúde. Os pesquisadores estão escrevendo agora o produto da pesquisa dos últimos dois anos. Que esses produtos, possam se transformar em mudança no dia ao dia do sistema único de saúde. Que a gente possa, através da pesquisa que foi desenvolvida nessa casa e nas estruturas, proporcionar ainda mais acesso à nossa população. Além disso, é importante que os profissionais continuem motivados em seguir pesquisando. Depois que o produto é colocado na linha de atenção do SUS, precisamos continuar aperfeiçoando e melhorando a cada ano”.

O objetivo do PPSUS é fomentar propostas para melhorar a qualidade da atenção à saúde em Santa Catarina, por meio de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação. Como resultado, esperam-se contribuições para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) em saúde pública que permitam a melhoria da qualidade de vida da população catarinense. Nesta sétima edição do PPSUS, foram investidos R$2,5 milhões, sendo R$1 milhão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), R$500 mil da FAPESC, e R$1 milhão do Ministério da Saúde.

Das 79 propostas submetidas, foram contratados 39 projetos no ano de 2021, dos quais 36 foram desenvolvidos, em diferentes locais do nosso estado. São pesquisas que envolvem profissionais de universidades e dos serviços do SUS, tanto no âmbito estadual quanto no âmbito municipal, na busca de conhecimento que possa contribuir para a melhoria dos serviços e da saúde da população de Santa Catarina.

“Nesse momento, serão apresentados os resultados e produtos finais alcançados em cada um dos projetos de pesquisa, as atividades realizadas, os indicadores de acompanhamento, os meios de verificação desses resultados e as dificuldades encontradas no processo de desenvolvimento da pesquisa. O processo de acompanhamento e avaliação das pesquisas financiadas pelo PPSUS é fundamental para a aplicação racional dos recursos públicos e para o cumprimento dos objetivos definidos no Programa. Estamos agradecidos com o empenho de todos que contribuiram para a realização deste seminário”, finaliza Aline Daiane Schlindwein, diretora da Escola de Saúde Pública da SES/SC.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel
Secretaria de Estado da Saúde