30 ANOS DE FORMAÇÃO TÉCNICA EM SAÚDE PARA SANTA CATARINA

30 anos FT1 1

A Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), por meio do Núcleo de Formação Técnica, completa no dia 09 de julho de 202330 anos”! Durante essas três décadas tem construído um legado que cresce com o Estado em tamanho e importância no cenário da Educação em Saúde para o fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nossa história teve início em 09 de julho de 1993 com a publicação da Lei Complementar nº 091/93, que criou o Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde (CEDRHUS), onde estava inserida a Escola de Formação em Saúde (EFOS).  Em 2003, a EFOS passou a ser uma gerência subordinada à Diretoria de Recursos Humanos (DIRH). No início do ano de 2007 ocorreu uma reestruturação ficando a EFOS vinculada à Diretoria de Educação Permanente em Saúde (DEPS).

Como Formação Técnica, a Escola integra a Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RETSUS), destinada à formação técnica e qualificação dos trabalhadores que atuam no SUS. No ano de 2016 inauguramos a nova sede da Escola, que conta com uma estrutura de cinco andares, os quais contemplam laboratórios de enfermagem e de informática, biblioteca, auditório, salas de aula e salas administrativas. A estrutura foi criada para atender as necessidades dos cursos oferecidos, melhorando o acolhimento e aprimorando a qualidade do ensino oferecido pela Escola.

Em 2019, a EFOS passou a ser uma Coordenação, permanecendo vinculada à DEPS. No ano de 2021, a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) passou por processo de reorganização interna e integração, na busca de fortalecimento de sua estrutura para atuação nos contextos regional, estadual e nacional. Dessa forma, a ESPSC assumiu as atribuições da DEPS, substituindo-a na estrutura organizacional da SES, conforme Decreto nº. 1.305, de 28 de maio de 2021, publicado no DOE SC nº. 21.532, de 31 de maio de 2021. Nesta estrutura, a EFOS passou a ser denominada Núcleo de Formação Técnica, mantendo as funções desempenhadas.

Nesses 30 anos de formação técnica a Escola formou mais de 45 mil trabalhadores, contribuindo de forma significativa para o incremento da qualidade dos serviços prestados na assistência à saúde da população catarinense.

Sabemos que muitas demandas já foram executadas, porém ainda há muito a se fazer em relação a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, potencializando as experiências vivenciadas pelos estudantes-trabalhadores nos processos de ensino e aprendizagem, estimulando novos conhecimentos e o desenvolvimento intelectual, criativo, crítico e de competência, colaborando para o desenvolvimento dos perfis profissionais dos trabalhadores do SUS.

Agradecemos a todos os servidores, gestores, professores, estudantes e demais parceiros que vivenciaram conosco esse tempo, com dedicação e comprometimento para que a Educação em Saúde aconteça na Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

30 anos FT2 2