SEMANA DA ENFERMAGEM NO BRASIL

 I.I.N. SEMANA DA ENFERMAGEM.png

A Semana da Enfermagem no Brasil, comemorada do dia 12 ao dia 20 de maio, foi instituída pelo Decreto n.º 48.202, de 12 de maio de 1960 e busca trazer ainda mais destaque à categoria e seus feitos, e é também uma homenagem a fortes personagens de notoriedade na área da enfermagem: Florence Nigthngale, enfermeira inglesa percursora no tratamento a feridos em guerra, atuante na criação das escolas de enfermagem à nível mundial e na formação dos primeiros passos para a profissionalização desta categoria profissional, merecendo destaque pela sua visão à frente do tempo, com papel importante sobre a pesquisa científica criando a primeira teoria de enfermagem, denominada Teoria Ambientalista.

No âmbito brasileiro destaca-se Ana Néri, conhecida por sua atuação durante a Guerra do Paraguai, a mesma também contribuiu com papel importante na esfera da educação de enfermagem, através da criação da primeira escola de enfermagem no Brasil, destacando que no dia 11 de abril deste ano foram celebrados 100 anos de sua fundação.

Não podemos deixar de citar outros nomes que merecem destaque pela sua atuação honrosa, como, por exemplo, Mary Jane Seacole, enfermeira jamaicana que atuou no tratamento de feridos em guerras e Wanda Aguiar Horta, enfermeira brasileira, que trouxe conceitos importantes e uma das teorias de enfermagem mais difundidas em território brasileiro, do qual é a Teoria das Necessidades Humanas Básicas, cujo traz embasamento científico para a prática profissional.

Na Semana da Enfermagem são comemorados o Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, no dia 12 de maio, e o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, no dia 20 de maio.

Os profissionais da enfermagem prestam assistência em todas as fases da vida do ser humano e tem uma importância imprescindível na atuação da equipe multiprofissional de forma interdisciplinar a assistência aos pacientes e familiares/ acompanhantes, promovendo assim a integralidade do seu cuidado.

A ESPSC compreende a importância da categoria para a sociedade e já formou 4.419 técnicos em enfermagem ao longo de 29 anos.

A Escola de Saúde Pública de Santa Catarina felicita a toda a enfermagem por essas datas e semana que celebram essa categoria que faz toda a diferença em várias fases da vida humana.

 

Fontes:

Portal Gov.br

Biblioteca Virtual em Saúde

COFEN