TBL E AS METODOLOGIAS ATIVAS

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Como prática inovadora de ensino, a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), por meio do Núcleo do Pós-graduação e Extensão, tem utilizado a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL – Team Based Learning) nos cursos do FEPAPS/SC (Programa de Fomento a Especialização Profissional para Atenção Primária a Saúde de Santa Catarina).


Tal estratégia surgiu na educação de profissionais de saúde, no final de década de 1990 na Universidade de Harvard (Estados Unidos). Trata-se de uma metodologia ativa com foco no aprendizado coletivo e reflexivo, onde o aluno aprende na prática como aplicar elementos para resolução dos problemas identificados no dia a dia.


O TBL é dividido em 3 etapas:

1. Preparação prévia pelo aluno do conteúdo a ser trabalhado. Esta etapa é importante, pois, se os alunos não realizarem as tarefas pré-classe, não serão capazes de contribuir com o trabalho em equipe;


2. Garantia do preparo, por meio de um teste individual, que identifique se o aluno se preparou adequadamente, com posterior feedback em equipe;


3. Aplicação dos conceitos, por meio da execução de várias tarefas em equipe que envolvem a resolução de problemas e tomadas de decisão, seguidas por sua apresentação e feedback.

 

O TBL para os alunos dos cursos FEPAPS/SC ocorreu na última quarta-feira, 03/04/2023, ministrado pela especialista convidada, Valeria Vernaschi Lima, com o tema: Metodologias Ativas na Preceptoria.

A ESPSC, por meio do Núcleo de Pós-graduação e Extensão, utiliza várias práticas de metodologias ativas, com o intuito de proporcionar um ensino de alta qualidade aos pós-graduandos.