CONASS LANÇA LIVRO SOBRE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SAÚDE

Relatos e experiências que evidenciam o papel estratégico das Escolas Estaduais de Saúde Pública compõem a obra “Conass Documenta n. 50 As Escolas estaduais de Saúde Pública (EESP): do surgimento ao protagonismo na formação para o SUS", lançado nesta quarta-feira (03), pelo Conselho, durante o 1º Encontro das Escolas Estaduais de Saúde Pública, que acontece em Brasília, de hoje (03), até quinta-feira (04).

O livro apresenta a trajetória das 21 escolas que existem no Brasil e mostra como o  papel estratégico destas instâncias na qualificação de trabalhadores e de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) se consolidaram como uma “face pedagógica do SUS”, promovendo educação permanente, inovação pedagógica e cooperação em rede para fortalecer o sistema de saúde brasileiro.

A obra, organizada pelo assessor técnico do Conass, Haroldo Pontes, e pelos consultores do Conselho, Marcio Lemos Coutinho e Maria Ruth dos Santos, traz um panorama atualizado das ações das EESP e destaca a criação da Rede Colaborativa das Escolas Estaduais de Saúde Pública (Redecoesp), iniciativa que potencializa o trabalho conjunto entre estados.

A publicação está dividida em duas partes: a primeira contempla uma análise histórica e institucional das Escolas, enquanto a segunda compila uma coletânea de artigos onde cada instituição compartilha seus desafios, práticas e contribuições. 

Mais do que um registro, o livro é uma ferramenta de gestão e reflexão, destinada a profissionais de saúde, gestores e formuladores de políticas públicas.

“O fortalecimento das Escolas Estaduais de Saúde Pública é essencial para garantir profissionais preparados, capazes de traduzir os princípios do SUS em práticas concretas e qualificadas de atenção à saúde”, afirma Tânia Mara Coelho, presidente do Conass.

O lançamento reforça a missão do Conass em apoiar e difundir iniciativas que ampliam a capacidade formativa do SUS e fortalecem seu caráter universal, integral e equitativo.

A publicação está disponível gratuitamente na nossa biblioteca digital.

📍 Clique aqui e baixe a sua.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conass