ENCONTRO DE ESTUDOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PDI DA ESPSC

No dia 4 de agosto de 2025, foi realizada mais uma reunião de trabalho da Comissão responsável pela elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC). O encontro teve como objetivo aprofundar os estudos e a redação do capítulo referente à identidade e à organização institucional da Escola.

Na ocasião, foram debatidos elementos centrais para a consolidação dessa seção do documento, iniciando com a retomada do histórico institucional da ESPSC, destacando sua trajetória e contribuições para a formação em Saúde Pública no Estado de Santa Catarina. Também foi abordada a fundamentação legal que respalda e orienta a atuação da Escola no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), evidenciando os marcos normativos que garantem sua legitimidade e atribuições institucionais.

Outro ponto importante discutido foi a estrutura de governança da ESPSC, com a descrição dos órgãos de gestão, das instâncias colegiadas e dos fluxos de decisão que compõem o modelo organizacional da instituição. Além disso, a Comissão avançou na definição da organização e da apresentação do documento do PDI, considerando as diretrizes metodológicas, a estrutura textual e a articulação entre os eixos estratégicos.

Foram ainda debatidos a finalidade e os objetivos do Plano, em consonância com a missão, a visão e os valores institucionais da Escola, bem como a delimitação do público-alvo do documento, contemplando os diferentes segmentos que se relacionam com a ESPSC e que serão diretamente impactados pelas diretrizes e metas nele estabelecidas.

Momentos como este, de escuta qualificada, análise técnica e construção coletiva, são fundamentais para garantir a coerência, a legitimidade e a efetividade do novo Plano de Desenvolvimento Institucional, pois refletem o compromisso da ESPSC com o fortalecimento da gestão pública, o aprimoramento das políticas de formação em saúde e a qualificação das ações voltadas ao SUS em Santa Catarina.

Foto PDI 04.08Foto: ESPSC