Nos dias 24 e 25 de julho de 2025, foi realizado o 2º Encontro Central Regionalizado dos cursos do Programa de Fomento à Especialização Profissional para a Atenção Primária à Saúde de Santa Catarina (FEPAPS/SC) – o “Encontrão”.
A iniciativa teve como objetivo promover a integração e o fortalecimento das redes de formação em saúde, reunindo os diversos atores sociais envolvidos nos cursos do FEPAPS/SC — residentes, pós-graduandos, tutores e coordenações do programa — por meio do planejamento de transformações nos territórios e da reflexão crítica acerca dos percursos de ensino-aprendizagem desenvolvidos nas ofertas formativas.
Os programas de residência e os cursos de pós-graduação promovidos pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) estão fundamentados em um currículo integrado, orientado por competências, com metodologias e estratégias educacionais voltadas ao desenvolvimento de desempenhos profissionais alinhados aos perfis de egresso definidos para cada formação.
A organização dos módulos educacionais ocorre de maneira interprofissional, favorecendo a articulação entre discentes de diferentes áreas e fomentando o desenvolvimento de competências para atuação na Atenção Primária à Saúde (APS). Essa estrutura pedagógica baseia-se na articulação ensino-serviço-comunidade, utilizando os cenários da APS como espaço privilegiado para práticas formativas significativas e para a reflexão crítica sobre a realidade social e sanitária.
Nesse contexto, os cursos do FEPAPS/SC estruturam-se a partir dos seguintes componentes pedagógicos:
- Cenário de prática;
- Currículo orientado por competências;
- Módulo de campo;
- Módulo de habilidades de comunicação;
- Encontros teóricos de núcleo;
- Processos avaliativos.
Com base nessa proposta formativa, o Encontro teve como foco incentivar a análise crítica e colaborativa entre os participantes, contribuindo continuamente para a qualidade dos processos educacionais conduzidos pela ESPSC.
Foto: ESPSC
Realizado ao longo de dois dias, o evento contou com a participação dos municípios integrantes do programa, os quais foram organizados em diferentes dias conforme os seus respectivos Grupos de Apoio Formativo (GAF), e teve a seguinte programação:
Municípios Participantes
- 24 de julho de 2025 – Grupos de Apoio Formativo (GAF): E, F, G, H e I - Municípios: Brusque, Imbituba, Imaruí, Garopaba, Palhoça, São João Batista, São José, Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas.
- 25 de julho de 2025 – Grupos de Apoio Formativo (GAF):A, B, C e D - Municípios: Balneário Camboriú, Benedito Novo, Capão Alto, Curitibanos, Chapecó, Gaspar, Indaial, Itapema, Itajaí, Joaçaba, Rio do Sul, Rio Rufino, Rodeio, São José do Cerrito, Urubici, Videira e Xanxerê.
Programação
- Oficina de Trabalho III (OT3): Explicando o Problema – Metodologia da Árvore de Problemas (Módulo Planejamento Estratégico Situacional/Projeto de Intervenção - PES/PI)
A oficina teve como finalidade apresentar os resultados das atividades desenvolvidas no formato remoto e promover a terceira etapa do processo formativo, centrada na análise de situações-problema utilizando a metodologia da Árvore de Problemas.
- World Café: Diálogo Colaborativo sobre o Percurso de Ensino-Aprendizagem nos Cursos do FEPAPS/SC
Público-alvo: Residentes de primeiro e segundo ano (R1 e R2), pós-graduandos (P1), preceptores multiprofissionais e preceptores convidados.
Facilitação: Equipe técnica da ESPSC, tutores (T1 e T2) e professores (P2).
Finalidade: Estimular a reflexão coletiva acerca dos percursos de ensino-aprendizagem nos cursos do FEPAPS-SC, aprofundando a compreensão sobre seus componentes curriculares e estratégias pedagógicas.
Questão norteadora: Como integrar as diversas atividades educacionais para a construção do meu percurso de ensino-aprendizagem no curso?
Foto: ESPSC