No encontro de reformulação do novo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), realizado em 15 de julho de 2025, os debates concentraram-se na articulação entre teoria e prática profissional, com o propósito de qualificar, de forma contínua e contextualizada, a formação dos trabalhadores da saúde diante dos desafios concretos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A atividade foi orientada pela análise de um estudo de caso, que serviu como base para a discussão de estratégias pedagógicas voltadas à formação de profissionais comprometidos com uma prática ética, sensível às necessidades da população e pautada pelo pensamento crítico. A proposta reforça a importância de uma abordagem educacional que valorize a experiência concreta dos serviços, promovendo a construção de saberes significativos e aplicáveis ao cotidiano do trabalho em saúde.
Principais eixos discutidos:
- Integração entre fundamentos teóricos e a realidade dos serviços de saúde, como princípio orientador da prática pedagógica;
- Adoção de metodologias de ensino centradas em situações reais, complexas e desafiadoras, que reflitam o contexto do SUS;
- Valorização da escuta qualificada, da postura ética e da corresponsabilidade no cuidado em saúde.
Esses elementos compõem os pilares da proposta de um novo PPI que busca consolidar a missão institucional da ESPSC: formar profissionais capazes de contribuir ativamente para o fortalecimento do SUS, com base em uma educação transformadora, crítica e socialmente comprometida.
V ENCONTRO DA REFORMULAÇÃO DO NOVO PPI TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO SUSFoto: ESPSC