V ENCONTRO DA REFORMULAÇÃO DO NOVO PPI

No encontro de reformulação do novo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), realizado em 15 de julho de 2025, os debates concentraram-se na articulação entre teoria e prática profissional, com o propósito de qualificar, de forma contínua e contextualizada, a formação dos trabalhadores da saúde diante dos desafios concretos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A atividade foi orientada pela análise de um estudo de caso, que serviu como base para a discussão de estratégias pedagógicas voltadas à formação de profissionais comprometidos com uma prática ética, sensível às necessidades da população e pautada pelo pensamento crítico. A proposta reforça a importância de uma abordagem educacional que valorize a experiência concreta dos serviços, promovendo a construção de saberes significativos e aplicáveis ao cotidiano do trabalho em saúde.

Principais eixos discutidos:

  • Integração entre fundamentos teóricos e a realidade dos serviços de saúde, como princípio orientador da prática pedagógica;
  • Adoção de metodologias de ensino centradas em situações reais, complexas e desafiadoras, que reflitam o contexto do SUS;
  • Valorização da escuta qualificada, da postura ética e da corresponsabilidade no cuidado em saúde.

Esses elementos compõem os pilares da proposta de um novo PPI que busca consolidar a missão institucional da ESPSC: formar profissionais capazes de contribuir ativamente para o fortalecimento do SUS, com base em uma educação transformadora, crítica e socialmente comprometida.

V ENCONTRO DA REFORMULAÇÃO DO NOVO PPI TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO SUSV ENCONTRO PPIFoto: ESPSC