Com foco na troca de experiências e na construção coletiva de saberes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), por meio da Escola de Saúde Pública (ESPC), promoveu nos dias 7 e 8 de julho em Florianópolis, o 2º Fórum Estadual de Residências em Saúde de Santa Catarina. O evento reuniu cerca de 150 profissionais, gestores, autoridades e representantes de instituições de ensino de todas as regiões em um ambiente de diálogo, intercâmbio de experiências e construção coletiva.
Entre os destaques, esteve a participação do Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, que participou da abertura e ministrou uma palestra sobre o tema ‘Residências no Contexto da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina’. Na ocasião, destacou a relevância estratégica das residências para o fortalecimento da rede e o fomento de políticas públicas.
“Este é um momento de diálogo sobre as perspectivas de desenvolvimento e fortalecimento das residências, não apenas médicas, mas também multiprofissionais, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Saúde Pública Catarinense. A SES/SC também conta com um núcleo específico voltado às residências, que atua de forma inovadora no cenário nacional, potencializando as ações e iniciativas em curso”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva. O gestor ainda acrescentou que a expectativa é de que, como resultado do encontro, sejam encaminhados propostas e aprimoramentos no âmbito das residências em Santa Catarina.
A programação contemplou palestras com especialistas, workshops interativos e mesas-redondas que abordaram temáticas atuais e relevantes para a formação profissional em saúde. Assuntos como saúde mental nos programas de residência, ética, produção científica e elaboração de projetos pedagógicos estiveram em pauta e foram amplamente debatidos ao longo do evento.
"Sabemos que formar profissionais da saúde não é uma tarefa simples. Envolve compromisso ético, investimento em estruturas de ensino, apoio institucional e, principalmente, uma escuta ativa dos territórios, onde o cuidado se concretiza de fato. Hoje, os programas de residência da SES/SC envolvem mais de 850 residentes e cerca de 1.700 profissionais, entre preceptores, supervisores e coordenadores. Esses números demonstram a magnitude da política de residências no Estado. Mas, mais do que números, são vidas sendo formadas e transformadas, vidas que impactam diretamente no cuidado da população", destaca a diretora da Escola de Saúde Pública, Aline Schlindwein.
Pioneiro no país, o Fórum contou com o apoio institucional do Ministério da Saúde e a presença da Coordenadora-Geral de Residências em Saúde, Priscilla Azevedo Souza. Na ocasião, foi apresentada a proposta da Política Nacional de Residências em Saúde, uma portaria interministerial que está sendo elaborada em conjunto com o Ministério da Educação e que deverá ser instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Fórum se consolidou como um espaço estratégico de articulação e construção de parcerias, fortalecendo redes de cooperação entre diferentes programas de residência. Reconhecida como uma estratégia potente de formação e serviço, a residência desafia os modelos tradicionais de ensino ao aproximar o conhecimento técnico-científico da prática cotidiana. Com esse formato, os profissionais em formação desenvolvem competências que vão além do domínio clínico, abrangendo aspectos éticos, políticos e humanísticos, fundamentais para a atuação.
2º FÓRUM ESTADUAL DE RESIDÊNCIAS EM SAÚDE DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA (SES/SC)Foto: ESPSC