No dia 7 de julho de 2025, a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) realizou o IV Encontro da Comissão responsável pela atualização do seu Projeto Pedagógico Institucional (PPI), com ênfase nas teorias de ensino e aprendizagem aplicadas à formação em saúde pública.
A programação contemplou a retomada de marcos históricos que contextualizam as principais tendências pedagógicas, com destaque para as correntes liberais e progressistas, a fim de subsidiar a análise crítica das abordagens teóricas em debate. O encontro promoveu uma reflexão aprofundada sobre diferentes concepções de ensino e aprendizagem — como o Construtivismo, o Cognitivismo, o Humanismo e o Sociointeracionismo —, que fundamentam práticas pedagógicas comprometidas com uma formação crítica, ética, reflexiva e humanizada.
A iniciativa representa um avanço significativo na consolidação de um PPI alinhado aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), reafirmando o compromisso da ESPSC com a qualificação dos processos formativos e com a transformação da educação em saúde pública em Santa Catarina.
IV ENCONTRO DA REFORMULAÇÃO DO NOVO PPI - TEORIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEMFoto: ESPSC