Nos dias 12 e 13 de março, Florianópolis sediou a Caravana FormaSUS, uma iniciativa promovida pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). O evento teve como objetivo realizar mobilizações em todo o território nacional para atender às demandas na formação de futuros profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).
No total, são sete edições da Caravana FormaSUS, que acontecem em todas as regiões do país, com a presença de participantes de todos os estados (60 pessoas por Unidade Federativa), durante os três meses de realização da iniciativa. Durante os encontros também são abordadas iniciativas do MS voltadas à educação na saúde, como o PET-Saúde, Diretrizes Curriculares (DC) dos cursos de graduação de Saúde, Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES) e imersão em serviços do SUS e Permanência estudantil para grupos sociais historicamente discriminados.
As atividades acontecem em quatro turnos de trabalho, distribuídos em 2 (dois) dias seguidos. Os grupos de trabalhos (GT) têm o objetivo de produzir materiais que consigam subsidiar diagnósticos como também fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade para profissionais de saúde nos territórios.
Fazem parte dos temas abordados durante o encontro: processo formativo de estudantes de diversos cursos de graduação; pactuação entre instituições de ensino e serviços de saúde; vivências no SUS por diferentes atrizes e atores; garantia da permanência estudantil para grupos mais vulneráveis; além do fortalecimento de atividades e programas que integram ensino, pesquisa, extensão com o mundo do trabalho e a sociedade.
A proposta articula docentes, estudantes, residentes, trabalhadoras(es) e gestoras(es) do SUS e movimentos sociais em torno da discussão da formação profissional no âmbito da saúde. Os encontros possibilitam debates dialógicos, democráticos e pedagógicos, a partir de diversas ferramentas metodológicas para atingir os objetivos.