Do Boticário ao Farmacêutico

FotoRaquel

Raquel Teresinha Andriolli*

          O dia 20 de janeiro é comemorado o dia Nacional do Farmacêutico. A ideia dessa data partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado no ano de 1941 e foi regulamentada pelo Conselho Federal de Farmácia por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, que reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico. As antigas farmácias eram conhecidas como “boticas”.
          As primeiras boticas surgiram no século X na Espanha e na França, essas dariam origem as farmácias atuais. No Brasil, foi no período colonial que surgiram as primeiras boticas, locais onde eram comercializados os medicamentos e produtos terapêuticos.
          Com o passar dos anos e com a crescente industrialização, a botica foi se ampliando, se transformando em drogarias e posteriormente em farmácias. Da mesma forma, a atuação do Farmacêutico como profissional de saúde também foi se expandindo, conforme os diferentes contextos da sociedade, especialmente no que tange as necessidades relacionadas as mudanças no perfil epidemiológico da população.
          Na saúde pública brasileira, desde 1973 passou a ser obrigatório que todas as farmácias contratassem um profissional farmacêutico como responsável técnico. No SUS, as legislações: resolução n. 572, 578 de 2013 publicada pelo Conselho Federal de Farmácia e a Lei n.13021 de 14 de agosto de 2014, regulamentaram as atribuições técnico gerenciais do farmacêutico, além das funções de racionalização, padronização, compra, armazenamento, dispensação, interação com o paciente, farmacoeconomia e assistência farmacêutica.
          As especialidades farmacêuticas contempladas em leis são agrupadas em dez linhas de atuação, tais como: saúde pública, gestão, educação, farmácia, farmácia hospitalar, práticas integrativas e complementares, entre outras. Entre 2015 e 2018 foram implementadas a floralterapia, perfusão sanguínea, saúde estética e vacinação.
          Atualmente, como estratégia para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou no dia 17de janeiro de 2021 o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19, neste contexto, o papel do profissional farmacêutico foi imprescindível na avaliação e aprovação para o uso das vacinas.
          Da alquimia do boticário à farmacoterapia atual, a trajetória do profissional farmacêutico vem se transformando, agregando novos conhecimentos e práticas, que para além do desenvolvimento da ciência, tem contribuído para a saúde, cura, conforto, e esperança para a população.
          Diante da importância do trabalho do farmacêutico para a saúde pública, a ESP/SC (Escola de Saúde Pública de Santa Catarina) parabeniza todos os profissionais farmacêuticos pelo seu dia.

* Especialista em Saúde Pública; Especialista em Segurança do Paciente. Farmacêutica, SES/SC/DEPS/ESP/SC.