Quem é o Profissional Farmacêutico no Cenário das Vacinas?

FotoLeila

Leila Pioner*


          A campanha de vacinação da Covid-19 em Santa Catarina tem início na mesma semana em que se comemora o Dia Nacional do Profissional Farmacêutico, dia 20 de janeiro. Nesse contexto, qual seria o papel do Profissional Farmacêutico na marcha da imunização?
          Envolvidos em todos os processos de vacinação, os farmacêuticos são atuantes neste cenário desde as etapas de pesquisa e desenvolvimento das vacinas, publicações pertinentes aos resultados das pesquisas, na revisão e editoração de trabalhos relativos ao assunto, na regulamentação, aprovação, produção, controle de qualidade, planejamento de compras e logística, distribuição, controle do ambiente de armazenamento, aplicação, até toda a assistência em saúde subsequente à vacinação.
          Para além das atribuições e capacidades explicitadas acima, muitas outras são da competência do farmacêutico brasileiro, como a responsabilidade técnica em vários ambientes de saúde e a educação em todos os níveis de escolaridade. Sim, o profissional farmacêutico é capacitado para transmitir e propagar educação em saúde em um ambiente de ensino e aprendizagem, mas para além, em ambientes onde ocorrem tanto a ausência de qualquer profissional de saúde, como em ambientes onde acontece a intersecção profissional, na garantia da integralidade do atendimento.
          Apto e amparado legalmente para prescrever alguns tipos de medicamentos no Brasil, em países de primeiro mundo, como o Canadá, o farmacêutico é licenciado para realizar prescrição adicional e pode prescrever de forma colaborativa com um médico.
          Em outros países como EUA, Austrália e Espanha o farmacêutico pode realizar a repetição da prescrição de repetição e junto aos programas do Sistema de Saúde.
          No cenário atual, em que a pandemia do Coronavírus exige uma maior mobilização dos profissionais de saúde, a atuação do farmacêutico tem sido fundamental em todos os processos voltados para uma imunização segura e eficaz!
          Parabéns para todos os profissionais farmacêuticos! São os votos da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina.

 

* Doutoranda em Farmacologia – UFSC; Mestra em Farmacologia – UFSC; Farmacêutica SES/SC/DEPS/ESP/SC.