Notícias 2018

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM 2018

A Escola de Saúde Pública Prof. Osvaldo de Oliveira Maciel (ESP/SES/SC) deu início no dia 06/08/2018, à primeira turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Sistematização da Assistência de Enfermagem, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) por meio da Resolução Nº 045/CEE/2017.

curso enfermagem06082018

Ressalta-se que a efetivação do evento foi resultado de parcerias firmadas com a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e com o Conselho Regional de Enfermagem (COREN/SC). A UNISUL, como contrapartida a realização de estágios obrigatórios de seus alunos nas unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES), prevista em Termo de Cooperação Técnica, assumiu a responsabilidade pela remuneração do corpo docente e, o COREN, “buscou apoio da SES para instrumentalizar os enfermeiros no tema, visando à melhoria da prática assistencial”.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma ferramenta que favorece a melhoria da prática assistencial com base no conhecimento, no pensamento crítico e na tomada de decisão clínica com o suporte de evidências científicas, obtidas a partir da avaliação dos dados subjetivos e objetivos do indivíduo, da família e da comunidade (Bartira de Aguiar Roza). A SAE tem como objetivos identificar as situações de saúde-doença e as necessidades de cuidados de enfermagem, fundamentando intervenções de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Sistematização da Assistência de Enfermagem da ESP/SES/SC, tem carga horária total de 390 horas aula e seu público alvo são enfermeiros lotados nas unidades hospitalares vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde. A turma em desenvolvimento é formada por 34 alunos oriundos das seguintes unidades:

Município Unidade
Joinville Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS)
Florianópolis Hospital Governador Celso Ramos (HGCR)
Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG)
Hospital Nereu Ramos (HNR)
Maternidade Carmela Dutra (MCD)
Mafra Maternidade Dona Catarina Kuss (MDCK)
São José Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC)
Hospital Regional Homero de Miranda Gomes (HRHDS)
São Pedro de Alcântara Hospital Santa Tereza (HST)

Além das unidades citadas, há uma participante da Escola de Formação em Saúde (EFOS/SES) e do Conselho Regional de Enfermagem.

Capacitação em Redução de Danos

O Curso de Capacitação em Redução de Danos é o resultado de um projeto elaborado para participar do Chamamento Público nº 5 de 2014, do Ministério da Saúde/Vigilância em Saúde (SVS) para ações de prevenção as IST/Aids e Hepatites virais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto submetido pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, após ter sido aprovado pelo Ministério da Saúde firmou com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina o convênio para sua efetivação.
O Curso na modalidade a distância (EAD), com carga horária de 60 horas distribuídas em 03 unidades, visa instrumentalizar e aperfeiçoar os profissionais de saúde do SUS para trabalhar as estratégias de prevenção e Redução de Danos no que tange à promoção de cuidados e preservação da vida e da saúde da comunidade.
Consideramos a importância e a dimensão deste curso para os profissionais que constantemente atuam como redutores de danos e necessitam um aporte teórico para ter conhecimento das inovações na operacionalização das estratégias a serem utilizadas no âmbito técnico e assistencial no cotidiano dos serviços.

Duração do Curso: 18/12/18 a 17/02/19

Inscrições de 15/10 a 15/12/18 - CLIQUE AQUI.

curso reducao danos 2018

RENOVADO CREDENCIAMENTO DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA.

SEGUNDA RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA PROF. OSVALDO DE OLIVEIRA MACIEL.

Em 2016, ano em que completou uma década de existência, a Escola de Saúde Pública Prof. Osvaldo de Oliveira Maciel (ESP/SES/SC), se submeteu ao seu segundo processo de renovação de credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE).

De acordo com o Art. 13 da Resolução Nº 001/2015 do CEE, que fixa normas para o funcionamento da Educação Superior de Santa Catarina e estabelece outras providências, “renovação do credenciamento consiste no ato administrativo pelo qual o poder público estadual ratifica ou altera a habilitação da Instituição de Ensino a atuar no ensino superior e altera ou suspende a modalidade da categoria acadêmico-institucional em que se enquadra”.

Conforme a Resolução, no que se refere a organização acadêmica, as Instituições de Ensino Superior integrantes do Sistema Estadual de Ensino se classificam em cinco categorias, incluindo as Escolas de Governo, sendo nesta categoria que se enquadra a ESP/SES/SC (Art. 2º da Resolução Nº 001/2015 do CEE ).

Diante deste contexto e, visando atender a solicitação de recredenciamento encaminhada pelo Secretário de Estado da Saúde, o CEE nomeou uma comissão composta por três professores doutores, para realizar a Avaliação Externa da ESP/SES/SC. Esta ocorreu por meio de reuniões com a equipe de profissionais que atuam na Escola, análise de documentos e da verificação, in loco, de sua estrutura física e organizacional, atendendo, dessa forma, os eixos que compõem o Instrumento de Avaliação utilizado para fins de credenciamento e renovação de credenciamento de Instituições de Ensino Superior: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

Com base no resultado da Avaliação Externa, considerando-se que a ESP/SES/SC alcançou conceito “suficiente” em quatro dos cinco eixos acima descritos, o Conselho Estadual de Educação decidiu pela “renovação de credenciamento da Escola de Saúde Pública Prof. Osvaldo de Oliveira Maciel, para oferta de cursos de pós graduação lato sensu, com finalidade de qualificação e/ou acesso às carreiras do serviço público, pelo prazo de cinco anos”.

A renovação de credenciamento da ESP/SES/SC foi oficializada pela Resolução CEE/SC Nº 101 de 13 de dezembro de 2016, publicada no Diário Oficial 20.471 de 08 de janeiro de 2017.

PARABÉNS A TODA EQUIPE DA ESP/SES/SC POR MAIS ESTA JORNADA VENCIDA!

Mais Sobre a Escola

Em 10 anos de existência, a ESP/SES/SC autorizou junto ao CEE e realizou os seguintes cursos de pós graduação lato sensu: Especialização em Desenvolvimento Gerencial de Unidades de Saúde – GERUS (01 turma); Especialização em Planejamento e Gestão da Informação (01 turma); Especialização em Saúde do Trabalhador (01 turma); Especialização em Saúde Pública (02 turmas); Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (02 turmas) e Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (03 turmas).
A equipe técnica da ESP/SES/SC elaborou outros projetos de cursos lato sensu, sendo que todos foram autorizados pelo Conselho Estadual de Educação, a saber: Especialização em Dependência Química; Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde; Especialização em Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria no SUS e Especialização em Vigilância em Saúde.
A ESP/SES/SC compõem, em âmbito nacional, a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública (REDESCOLA). Composta por 48 Escolas, Núcleos de Saúde e Centros Formadores, a Rede tem por missão “Articular e fortalecer as escolas e os centros formadores em saúde pública/coletiva, mediante estratégias para o desenvolvimento de políticas e ações no âmbito da Educação na Saúde, visando a produção do conhecimento e a qualificação da força de trabalho no SUS”.

Todos os direitos reservados a Secretaria de Estado da Saúde de SC | R. Esteves Júnior, 160 - Centro, Florianópolis/SC | Desenvolvido por GETIN/SES SC - Núcleo de Desenvolvimento