Teve início hoje, 25 de setembro de 2024, a 12ª Mostra HumanizaSUS e Educação Permanente em Saúde de Santa Catarina, realizada na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no Campus Biguaçu. O evento, que se estende até amanhã, 26 de setembro, reúne profissionais de saúde, gestores e usuários com o objetivo comum de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da humanização e da educação permanente.
Com o tema “Juntos fazendo o SUS acontecer”, a mostra ressalta o compromisso da rede de saúde pública com a valorização da pessoa humana em todos os seus processos. A participação expressiva de cerca de 190 inscritos, representando diversas regiões do estado, reflete a importância da discussão sobre humanização na saúde pública.
A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, que destacaram a relevância do tema e da colaboração entre os diversos setores envolvidos. Compuseram o dispositivo de abertura:
- Aline Daiane Schlindwein, diretora da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC);
- William Westphal, superintendente de Atenção à Saúde, representando o secretário de Estado da Saúde;
- Meri Aparecida Machado, assessora técnica do COSEMS;
- Maria de Fátima de Souza Rovaris, coordenadora do Núcleo de Integração Ensino-Serviço da ESPSC, representando a coordenação do CIES Estadual;
- Patrícia de Souza Campos Silva, editora da Rede HumanizaSUS.
A cerimônia de abertura foi abrilhantada pela apresentação cultural do projeto “Notas para Vida”, com o Sr. Jair Petry, proporcionando aos presentes um momento de inspiração e reflexão.
Ao longo dos dois dias, o evento será marcado por trocas de experiências e saberes, com a apresentação de mais de 90 práticas inovadoras em humanização da saúde. Os projetos apresentados, que envolvem unidades hospitalares, unidade de saúde e instituições de ensino, reforçam a importância da valorização de todos os envolvidos no SUS, incluindo trabalhadores, gestores e, principalmente, os usuários do sistema.
Aline Daiane Schlindwein, diretora da ESPSC, destacou a importância da Mostra como espaço de aprendizado e crescimento coletivo. "Estamos aqui para compartilhar e aprender com as experiências de todos. Cada prática inovadora apresentada hoje reflete o nosso compromisso em construir um sistema de saúde que acolha e respeite a todos. É fundamental que continuemos avançando nessa direção, sempre com a educação permanente em saúde como uma aliada estratégica."
A Política Nacional de Humanização (PNH), criada em 2003, segue como um pilar essencial para a qualificação da saúde pública no Brasil, promovendo comunicação e integração entre os profissionais da saúde e a população, dentro de um ambiente de solidariedade e corresponsabilidade.
A integração entre a humanização e a educação permanente em saúde é um dos pontos centrais da Mostra. Essa articulação busca não apenas melhorar a qualidade do atendimento, mas também promover um sistema de saúde mais eficiente e acolhedor, construído por todos os seus atores.
Com atividades dinâmicas, apresentações orais e exposições de banners digitais, o evento proporciona um espaço de reflexão e diálogo sobre as melhores práticas de humanização. Este ambiente colaborativo oferece a oportunidade para a construção conjunta de novas estratégias para um SUS mais humano e eficaz.
Com o evento em andamento e se estendendo até amanhã, a 12 Mostra HumanizaSUS e Educação Permanente em Saúde de Santa Catarina reafirma o compromisso dos profissionais de saúde em trabalhar pela humanização do SUS. Que as experiências compartilhadas nesses dois dias inspirem novas iniciativas, fortalecendo o sistema público de saúde e garantindo uma saúde mais acessível e humanizada para todos.
Muito mais do que um evento, a Mostra representa um movimento contínuo de transformação do SUS, lembrando-nos de que, juntos, fazemos o SUS acontecer de maneira mais humana e permanente.