BIBLIOTECA

BIBLIOTECA

A biblioteca da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES), é especializada em Saúde Pública e Saúde Coletiva. A biblioteca tem por finalidade apoiar o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.  

Conheça a Biblioteca

A biblioteca possui uma área total de 56,14m² e um acervo com cerca de 5.000 exemplares especializados em saúde. Compreende livros, periódicos, folhetos, monografias e material multimídia. O acervo está disponível para empréstimo, podendo o usuário pesquisar o material de seu interesse por meio do Sistema Biblivre mediante cadastro realizado na biblioteca. Possui ambiente para estudos em grupo e individual, assim como computadores com acesso à internet para pesquisas em bases de dados. É disponibilizado aos usuários da biblioteca um computador exclusivo para consulta ao acervo. Atende alunos dos cursos técnicos, especializações técnicas, de pós-graduação, de aperfeiçoamento, extensão e qualificação, funcionários da SES e corpo docente da ESPSC. A biblioteca também faz parte da rede de bibliotecas virtuais (BVS) como centro cooperante da BVS/SES/ESP.

Bibliotecária

Angela Schmidt da Rosa
CRB 14 - 1171

Biblioteca

Atendimento e Localização 

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira,
das 13h às 19h.
Contato: (48) 3665-4662
WhatsApp: (48) 3665-4662

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço: Rua das Tulipas, 236,
Bela Vista II, São José/SC - CEP
88110-813.

Serviços

  • Empréstimos, renovações e devoluções;
  • Serviço de Referência - Orientação ao usuário na localização e recuperação da informação desejada, tanto na sua forma física, na busca do catálogo da biblioteca; quanto em sua forma digital, na orientação ao uso de fontes de informação online; 
  • Ficha catalográfica;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Orientação em formatação e normatização para trabalhos acadêmicos;
  • Treinamento e orientação para usuários - A biblioteca oferece orientação em: elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com normas estabelecidas (ABNT); orientação no uso de fontes de informação, tais quais: bases de dados internas e externas, bibliotecas virtuais, catálogos, diretórios, bibliotecas, entre outras, relacionadas à saúde pública. Usuários e grupos podem solicitar mais informações entrando em contato via e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
  • Catalogação na Publicação - Elaboração de catalogação na publicação (ficha catalográfica) de documentos produzidos no âmbito da Secretaria de Saúde, incluindo monografias, periódicos, trabalhos de conclusão de concurso, teses e dissertações, dentre outros;
  • ISBN - A biblioteca é responsável pela solicitação do ISBN das publicações institucionais da ESPSC;
  • Captação da produção bibliográfica da ESPSC e Residência médica, COES, DIVE, VISA, LACEN;
  • Bases de dados e periódicos científicos.
  • Links úteis

Biblioteca

Acesse aqui o nosso Acervo

 

A biblioteca da ESPSC disponibiliza aos seus usuários a base de dados Dynamed®, ferramenta de apoio à decisão utilizada por médicos para obter respostas clínicas. O conteúdo é escrito por uma equipe de médicos e especialistas de excelência mundial que sintetiza as evidências e fornece análise objetiva e orientação detalhada para auxiliar no processo de tomada de decisão clínica.   

Confira o passo a passo para acessar o Dynamed:

 Passo a passo da DynaMed

Para acessar a Dynamed®, clique no ícone abaixo: 

Dynamed

Bases de dados e periódicos científicos

Legislação Básica do SUS

 BDTD

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico.

 

BVS

 A BVS é uma base de dados bibliográfica que contém publicações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Indexa artigos    de periódicos, documentos técnicos e políticos e publicações da OMS em colaboração com outros editores e organizações internacionais. O conteúdo é gratuito.

 

 

BVS Educação Profissional em SaúdeA Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) é uma biblioteca temática de recursos referentes à educação permanente em saúde.

 

 

 BVS Saúde Pública BrasilA BVS Saúde Pública Brasil é uma coletânea de legislação em saúde.

 

 

Cochrane Library A Cochrane Library é uma plataforma de pesquisa que reúne uma coleção de bases de dados com diferentes tipos de evidências científicas e fornece, ainda, informações importantes na área de saúde para a tomada de decisão nas condutas clínicas. Entre os recursos disponíveis de forma gratuita está o acesso a revisões sistemáticas em cuidados de saúde e editoriais, relatórios de teste e metodologias, além de suplementos e protocolos.

 

DOAJ
 DOAJ é um diretório com curadoria da comunidade que indexa e provê acesso a periódicos de alta qualidade em acesso aberto.

 

 

 FiocruzEspecializadas na área de saúde e com foco em diversos temas, as revistas produzidas pela Fiocruz dividem-se em científicas e institucionais. As publicações científicas estão reunidas no Portal de Periódicos, lançado em 10 de março de 2015.

 

 

 LILACS

 LILACS é o mais importante e abrangente índice da literatura científica e técnica da América Latina e Caribe. Contribui há 31 anos para o aumento da visibilidade, acesso e qualidade da informação em saúde na Região.

 


Periódicos CAPESO Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, bases referenciais, bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. 

 

 

 PubMedO PubMed Apresenta textos completos de importantes publicações periódicas na área biomédica como, por exemplo, o British Medical Journal e os Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. O conteúdo é gratuito.

 


 ScieloSciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.

 


 Scielo Livros

A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e telas de computador. 

Links Úteis

 More

More é um gerador automatizado de referências bibliográficas de acordo com a NBR 6023:2018.

 

Zotero
Zotero® é um aplicativo de gerenciamento de referências bibliográficas. Automatiza e agiliza o processo de procura,  armazenagem, inserção no texto como citação e como referência bibliográfica permitindo que o pesquisador fique atento ao conteúdo desse processo e não ao formato do resultado final.

 

Open Researcher and CoOrcidntributor ID (ORCID) é um identificador digital persistente para o autor. Tem a finalidade de diferenciar um autor de qualquer outro, ainda que tenha homônimo ou que tenha publicado, sido citado e/ou indexado de formas variadas. Identifica um único autor fazendo conexão automática com toda sua produção científica onde quer que tenha sido publicada. O cadastro para obtenção do ORCID é gratuito e poderá ser feito individualmente ou pela instituição.

Todos os direitos reservados a Secretaria de Estado da Saúde de SC | R. Esteves Júnior, 160 - Centro, Florianópolis/SC | Desenvolvido por GETIN/SES SC - Núcleo de Desenvolvimento