Curso Humanizando o Parto e Pós-parto – capacitação dos profissionais que atuam nas maternidades de SC

I.I.N. CURSO HPP.png

Hoje iniciamos o Curso Humanizando o Parto e Pós-parto, com 51 participantes de várias Unidades da SES:

Maternidade Dona Catarina Kuss (Mafra)

Maternidade Darcy Vargas (Joinville)

Maternidade Carmela Dutra (Florianópolis)

Hospital Regional Homero de Miranda Gomes (São José)

Hospital Materno Infantil Santa Catarina (Criciúma)

Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos (Lages)

Hospital Dr. Waldomiro Colautti (Ibirama)

Gerência Regional de Saúde da Grande Florianópolis (São José)

O curso proposto como extensão da ESPSC, foi pautado nos princípios da humanização e busca atender o objetivo da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM): “ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Como objetivo principal, visa capacitar e/ou atualizar os profissionais de saúde que atuam nas Maternidades do Estado de Santa Catarina, os aproximando mais dos usuários (gestante, acompanhante, recém-nascido e família), prestando um cuidado sensível, responsável e com embasamento científico, sendo capazes de transmitir conforto, apoio físico e emocional e fornecendo informações à parturiente sobre todo o processo do trabalho de parto, parto e pós-parto.

Curso Humanizando o Parto e Pós parto 1

IMAGEM INTERNA 5 Curso Humanizando o Parto e Pós parto 2

Nesta capacitação foram abordados os seguintes conteúdos: história do parto no Brasil e no mundo; tipos de parto; dor; aspectos emocionais da gestação e do puerpério; anatomia e fisiologia do parto e nascimento; métodos não farmacológicos para o alívio da dor; práticas integrativas e complementares como aromoterapia, massoterapia, reflexologia, uso do calor, relaxamento, respiração, visualização, escalda pés; aleitamento materno; banco de leite e a profissão doula.

Durante todas as palestras a importância da humanização foi abordada. O curso contou com enfermeiros, psicóloga, nutricionista e naturóloga para ministrar os conteúdos.

Participaram como palestrantes no curso: Deise Luiz Stefens, Carolina Valentini, Daiane Govoni Orvedo Piccini, Jacqueline Souza, Juliana Leite e Odair José da Silva Sampaio.

FLEYER_-_Curso_Humanizando_o_Parto_e_Pós-parto.jpg

Design_sem_nome_2.png