1º ENCONTRO EM PESQUISA CLÍNICA DO HOSPITAL GOV. CELSO RAMOS

Nos dias 11 e 12 de março foi realizado o 1º Encontro em Pesquisa Clínica do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR). A organização do evento foi da Comissão de Avaliação de Pesquisas (CAP) e do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) da unidade hospitalar, com participação da Escola de Saúde Pública da Secretaria de Estado de Santa Catarina (ESPSC).

O Diretor Geral do HGCR, Dr. Michel Faraco fez a abertura do evento e a primeira mesa redonda do evento contou com a participação da Diretora da  Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC-SES/SC), Dra Aline Daiane Schlindwein, da coordenadora do Núcleo de Pesquisas da ESPSC-SES/SC e do Comitê de Ética da SES/SC (CEPSES/SC), Dra Silvia Cardoso Bittencourt e do responsável pela proteção de dados pessoais da SES/SC, Luiz Fernando de Oliveira Vieira Goulart. No segundo dia do evento a participação da ESPSC aconteceu com o tema “O papel dos comitês de ética em pesquisa” em outra mesa redonda.

Nos dois dias foram abordadas questões relativas à pesquisa envolvendo seres humanos, em especial sobre características da construção do conhecimento científico, os diferentes desenhos de pesquisa, a questão da disponibilização de dados sob cuidados das instituições para fins de pesquisas  e o papel das instâncias reguladoras e de avaliação de pesquisa nas unidades da SES/SC, tais como a CAP e os Comitês de Ética em Pesquisas.

FLYER 1 1 ENCONTRO EM PESQUISA CLÍNICA

FLYER 2 1 ENCONTRO EM PESQUISA CLÍNICA