Get Adobe Flash player

Renovação de credenciamento da ESP/SES


A Escola de Saúde Pública de Santa Catarina Prof. Osvaldo de Oliveira Maciel, credenciada pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) em 2006 para um quinquênio, solicitou, em 2011, renovação de credenciamento, a qual foi aprovada por unanimidade pelo CEE em Sessão Plena, realizada no dia 06 de dezembro do mesmo ano.

De acordo com o Art. 1º da Resolução Nº. 110/CEE/2011 foi renovado o credenciamento da ESP/SES, para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu e de extensão, exclusivamente, a trabalhadores vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), pelos próximos cinco anos, contados a partir de 4 de dezembro de 2011.

Vale ressaltar que a Escola, por meio das ações que realiza, atende o que está preconizado na Constituição Federal, Art. 200 (das competências do sistema de saúde) no que se refere à atribuição do SUS de “ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde”. Para tanto, desde sua criação, autorizou junto ao Conselho Estadual de Educação 06 (seis) cursos de pós-graduação lato sensu, a saber:

  •     Especialização em Desenvolvimento Gerencial de Unidades de Saúde – GERUS;
  •     Especialização em Saúde do Trabalhador;
  •     Especialização em Saúde Pública;
  •     Especialização em Gestão da Informação;
  •     Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial;
  •     Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde;



Com os cursos citados foram certificados como especialistas 574 trabalhadores, sendo 148 (26%) destes vinculados à Secretaria de Estado da Saúde e 426 (74%) às secretarias municipais de saúde.        

A ESP/SES participa ainda, direta ou indiretamente, com outros setores da SES, da promoção de cursos na área de Planejamento em Saúde; Estratégia Saúde da Família; Humanização; Controle a Auditoria, entre outros.