FIOCRUZ E UNA-SUS disponibilizam cursos de capacitação no COMBATE A DENGUE

Dengue IMAGEM INTERNA.png

 

Dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela DIVE/SC, foram confirmados 9.422 casos de dengue, desses, 7.515 são autóctones (com transmissão dentro do estado).

O boletim semanal da dengue publicado pela DIVE/SC, que consta as informações sobre o levantamento de índice rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), revela que 45 municípios de Santa Catarina apresentam alto risco de transmissão de dengue. Confirmados oito óbitos pela doença.

O relatório evidencia que 33 municípios apresentam médio risco de transmissão e 22 baixo risco. Os resultados ajudam a entender o cenário de transmissão que Santa Catarina enfrenta no ano de 2022.

Aqui no estado, os casos da doença tem sua maior incidência na região Oeste, que concentra aproximadamente 87% dos casos autóctones. Estes números acendem um alerta da importância sobre os cuidados e prevenção contra a DENGUE.

 

incidence_SC_dengue.png

 

CURSOS

 

Visando ao combate e a capacitação dos profissionais da saúde, a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) disponibiliza um curso que tem como objetivo atualizar estes profissionais sobre o diagnóstico e o tratamento da dengue, de acordo com as recomendações atuais do Ministério da Saúde.

O enfoque do conteúdo é prático, baseado na análise de casos clínicos. É fruto da parceria entre as Secretarias de Vigilância em Saúde e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde com a UNA-SUS.

 

ACESSE AQUI A PÁGINA DO CURSO UNA-SUS

 

O campus virtual da FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ), em parceria com o Ministério da Saúde, disponibiliza o curso online e gratuito INFODENGUE e INFOGRIPE: Vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis.

A formação segue com inscrições abertas. O curso tem foco na atualização de profissionais da vigilância em saúde das secretarias municipais e estaduais de Saúde, mas é aberto a todos os interessados na temática.

 

ACESSE AQUI A PÁGINA DO CURSO FIOCRUZ

 

 

SAIBA MAIS EM: 

SECRETARIA DE SAÚDE FAZ ALERTA SOBRE O AUMENTO DE CASOS DE DENGUE EM SANTA CATARINA

INFORME EPIDEMIOLÓGICO DENGUE SC Nº 03

INFODENGUE

 

 

Clique aqui e saiba mais sobre como ajudar no controle do mosquito Aedes aegypti