Get Adobe Flash player

RENOVADO CREDENCIAMENTO DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA.

SEGUNDA RENOVAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA PROF. OSVALDO DE OLIVEIRA MACIEL.


Em 2016, ano em que completou uma década de existência, a Escola de Saúde Pública Prof. Osvaldo de Oliveira Maciel (ESP/SES/SC), se submeteu ao seu segundo processo de renovação de credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE).

 

De acordo com o Art. 13 da Resolução Nº 001/2015 do CEE, que fixa normas para o funcionamento da Educação Superior de Santa Catarina e estabelece outras providências, “renovação do credenciamento consiste no ato administrativo pelo qual o poder público estadual ratifica ou altera a habilitação da Instituição de Ensino a atuar no ensino superior e altera ou suspende a modalidade da categoria acadêmico-institucional em que se enquadra”.


Conforme a Resolução, no que se refere a organização acadêmica, as Instituições de Ensino Superior integrantes do Sistema Estadual de Ensino se classificam em cinco categorias, incluindo as Escolas de Governo, sendo nesta categoria que se enquadra a ESP/SES/SC (Art. 2º da Resolução Nº 001/2015 do CEE ).

 

Diante deste contexto e, visando atender a solicitação de recredenciamento encaminhada pelo Secretário de Estado da Saúde, o CEE nomeou uma comissão composta por três professores doutores, para realizar a Avaliação Externa da ESP/SES/SC. Esta ocorreu por meio de reuniões com a equipe de profissionais que atuam na Escola, análise de documentos e da verificação, in loco, de sua estrutura física e organizacional, atendendo, dessa forma, os eixos que compõem o Instrumento de Avaliação utilizado para fins de credenciamento e renovação de credenciamento de Instituições de Ensino Superior: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

 

Com base no resultado da Avaliação Externa, considerando-se que a ESP/SES/SC alcançou conceito “suficiente” em quatro dos cinco eixos acima descritos, o Conselho Estadual de Educação decidiu pela “renovação de credenciamento da Escola de Saúde Pública Prof. Osvaldo de Oliveira Maciel, para oferta de cursos de pós graduação lato sensu, com finalidade de qualificação e/ou acesso às carreiras do serviço público, pelo prazo de cinco anos”.

 

A renovação de credenciamento da ESP/SES/SC foi oficializada pela Resolução CEE/SC Nº 101 de 13 de dezembro de 2016, publicada no Diário Oficial 20.471 de 08 de janeiro de 2017.

 

PARABÉNS A TODA EQUIPE DA ESP/SES/SC POR MAIS ESTA JORNADA VENCIDA!

 

Mais Sobre a Escola

 

  • Em 10 anos de existência, a ESP/SES/SC autorizou junto ao CEE e realizou os seguintes cursos de pós graduação lato sensu: Especialização em Desenvolvimento Gerencial de Unidades de Saúde – GERUS (01 turma); Especialização em Planejamento e Gestão da Informação (01 turma); Especialização em Saúde do Trabalhador (01 turma); Especialização em Saúde Pública (02 turmas); Especialização em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (02 turmas) e Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (03 turmas).
  • A equipe técnica da ESP/SES/SC elaborou outros projetos de cursos lato sensu, sendo que todos foram autorizados pelo Conselho Estadual de Educação, a saber: Especialização em Dependência Química; Especialização em Gestão de Redes de Atenção à Saúde; Especialização em Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria no SUS e Especialização em Vigilância em Saúde.
  • A ESP/SES/SC compõem, em âmbito nacional, a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública (REDESCOLA). Composta por 48 Escolas, Núcleos de Saúde e Centros Formadores, a Rede tem por missão “Articular e fortalecer as escolas e os centros formadores em saúde pública/coletiva, mediante estratégias para o desenvolvimento de políticas e ações no âmbito da Educação na Saúde, visando a produção do conhecimento e a qualificação da força de trabalho no SUS”.