CURSO DE APOIO MATRICIAL NA ATENÇÃO BÁSICA COM ÊNFASE NOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF)

Iniciará no mês de Julho de 2016, o Curso de apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), fruto da parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) e do Centro de Saúde Germano Sinval Faria, dos Departamentos de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS) e de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) do Ministério da Saúde, com colaboração da Escola de Saúde Pública Prof. Osvaldo de Oliveira Maciel (ESP/SES/SC) para sua realização em nível estadual.

Trata-se de um curso semipresencial, com 180 horas aula e duração de seis meses (julho a dezembro). Tem como público alvo profissionais com nível superior ou especialização na área da saúde, que atuem, prioritariamente, nas equipes NASF, nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, nas equipes da Atenção Básica ou na Gestão da Atenção Básica.

- Para Santa Catarina foram disponibilizadas 100 vagas, sendo que as turmas acontecerão nos municípios de Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Chapecó e Joinville.

O conteúdo programático contempla quatro unidades de aprendizagem, a saber:

• Implantação do NASF;
• Práticas e Intervenções compartilhadas;
• Gestão do cuidado em rede;
• Monitoramento e avaliação do processo de trabalho.

Vale ressaltar que a participação da ESP/SES/SC no processo de realização deste evento é mais um importante resultado da parceria com a ENSP/FIOCRUZ, por meio da Rede de Escolas e Centro Formadores em Saúde Pública, da qual a Escola é membro desde sua criação em 2006.