Capacitação com o Guia de Manejo Clínico Pack COVID-19 SC

doc 3

Os cursos de Pós-graduação Lato Sensu da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, que fazem parte do Programa de Fomento a Especialização Profissional para Atenção Primária a Saúde (FEPAPS), têm como objetivo principal fortalecer as residências em saúde na Atenção Primária da Secretaria de Estado da Saúde com enfoque no aperfeiçoamento da preceptoria.

Os pós-graduandos, que são Médicos de Família e Comunidade, também desenvolvem práticas de Educação Permanente junto aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) em atividades de qualificação dos programas da Diretoria de Atenção Primária.

doc 2

O PACK-Covid é uma dessas atividades. Na foto, as pós-graduandas estão facilitando o treinamento para profissionais de saúde na Atenção Primária de municípios do Médio Vale.

Em um primeiro momento, os pós-graduandos em preceptoria de MFC da SES são treinados e, após terminada essa capacitação, atuam como  multiplicadores do conhecimento, treinando os demais médicos e enfermeiros do Estado. O treinamento é feito por videoconferências e a participação dos profissionais de saúde tem sido muito boa por se tratarem de aulas dinâmicas.

Segundo a pós-graduanda Talita Ojeda Schwarz, “Muito tem se discutido sobre o atendimento e manejo da COVID-19 nas diferentes cidades. As informações, algumas novas, trazidas pelo curso proporcionam uma grande troca de experiências”.

O objetivo é treinar médicos e enfermeiros para apoiarem a implantação do guia "PACK Brasil Adulto COVID-19”, visando qualificar a avaliação e manejo do paciente com sintomas respiratórios/febre por médicos e enfermeiros que atuam na APS. Também pode ser usada para o treinamento dos profissionais de saúde que atendem pessoas com suspeita de COVID-19, utilizando as recomendações e os algoritmos para discutir a avaliação e o manejo de casos reais ou fictícios.

O guia é uma ferramenta atualizada onde são encontradas as recomendações baseadas nas mais recentes evidências científicas e alinhadas aos protocolos nacionais.

O PACK é um programa de melhoria dos sistemas de saúde projetado para apoiar o trabalho dos profissionais de APS, fortalecendo os serviços de saúde nos quais eles funcionam. Alcançando, assim, os melhores resultados possíveis para o paciente. Ele é desenvolvido pela Knowledge Translation Unit da University of Cape Town Lung Institute. No Brasil ele é representado pela Fundação PROAR e vem sendo adaptado e implementado pela Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis.

Com carga horária prevista de 30 horas, o programa é voltado para médicos e enfermeiros da APS. O conteúdo programático é divido em 3 módulos:

Módulo 1: Introdução ao guia ‘PACK Brasil Adulto COVID-19: Guia de manejo clínico da COVID-19 para Atenção Primária’.

Módulo 2: Simulação de sessões de treinamento dos casos utilizados na capacitação dos treinadores locais que treinarão os profissionais de saúde da APS.

Módulo 3: Discussão síncrona dos casos a serem utilizados na capacitação dos treinadores locais que treinarão os profissionais de saúde da APS.

Clique aqui para mais informações.

Para acessar o guia PACK Covid19 SC clique aqui.