Observatório de Educação Permanente em Saúde de Santa Catarina

 

notícia interna Observatório.png

O Observatório de Educação Permanente em Saúde de Santa Catarina (ObservaEPS SC), implantado em 2018 sob a coordenação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC Oeste), com a cooperação técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES SC) e DEPS, atual Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC), tem como objetivo contribuir para a disseminação das informações sobre a EPS no Estado de Santa Catarina direcionando a gestores, pesquisadores e população, por meio da disponibilização de conteúdo e ferramentas de informação, auxílio na multiplicação do conhecimento em saúde.

O modelo precursor no Brasil em observação de Educação Permanente em Saúde tem por missão reunir informações sobre as ações de EPS que acontecem em Santa Catarina, difundir notícias a partir da página web da UDESC Oeste, promover o acesso da produção de conhecimento gerado em Santa Catarina e possibilitar o intercâmbio de experiências entre os diversos atores que, tanto no Brasil quanto em outros países, dedicam-se a esse tema, além de viabilizar o acesso a material produzido pelos envolvidos nesse campo.

O Observatório é vinculado à UDESC Oeste a partir de uma aba específica na página da Universidade (ObservaEPS SC. Essa ação está no início de sua implantação sob a coordenação da UDESC Oeste e do Eixo de Educação Permanente em Saúde da ESPSC.

A criação do ObservaEPS SC surgiu como instrumento de disseminação de informações, espaços de interação, conhecimento da realidade estadual, congregação de atores que se dedicam a esse tema, gestão compartilhada da informação, análise e promoção de experiências. Essa conjugação e sistematização de informações ampliam o leque de informações e transpõem barreiras espaciais por estarem em um ambiente virtual.

A abrangência que o ObservaEPS SC propõe, assim como o exercício e sua produção, são fatores importantes para a consolidação da CIES Estadual e para o fortalecimento da PNEPS. O processo de monitoramento, envolvido na mesma plataforma, poderá atingir os 295 municípios do Estado e será um marco no processo de trabalho não só da CIES Estadual, como também para as CIES Regionais e Núcleos de Educação Permanente e Humanização em saúde, uma vez que a disponibilização de informações para o planejamento das ações educativas em saúde, em tempo real, tornarão mais ágeis e efetivas as decisões dos gestores, potencializando a capilaridade e socialização de todas as ações realizadas pelos profissionais, com vistas a contribuir para a melhoria dos sistemas locais de saúde.

Acesso ao ObservaEPS SC neste link.