Seminário de Avaliação Parcial do Programa de Pesquisa para o SUS (SAP/PPSUS)

I.I.N. PPSUS.png

Nos dias 05 e 06 de outubro de 2022, realizou-se o Seminário de Avaliação Parcial do Programa de Pesquisa para o SUS (SAP/PPSUS), no qual foram debatidos o andamento dos projetos de pesquisa contemplados na sétima edição do edital de Chamada Pública 16/2020.

A execução do PPSUS envolve parcerias no âmbito federal, representado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Decit/SCTIE/MS, e o CNPq, e no âmbito estadual, representada pela Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES/SC), por meio da Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC).

O Programa de Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em Saúde (PPSUS) é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nos Estados, com o objetivo de contribuir para melhoria nas condições de vida da população, conforme recomendam as políticas públicas em saúde do país.

O acompanhamento e avaliação das pesquisas financiadas pelo PPSUS é fundamental para a aplicação racional dos recursos públicos e para o cumprimento dos objetivos definidos no Programa, além de promover transparência e eficácia do sistema de gestão de fomento à pesquisa do PPSUS.