Telemedicina       

 

Sob o conceito geral de medicina feita à distância, a prática da Telemedicina é pauta de vários eventos, como o debate online que ocorreu no dia 17/08/2020, promovido pelo CRM-SC.

Dentro do que existe em Telemedicina, é possível elencar as seguintes modalidades: Teleconsulta, Teleorientação, Telemonitoramento, Teleinterconsulta, Teleconsultoria e TeleUTI.

Também assunto do Webinário intitulado: Estratégias de Saúde Digital e Covid-19, promovido pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), a Telemedicina foi regulamentada em regime de urgência pela Portaria nº. 467 de 20 de março de 2020, para o enfrentamento da Pandemia de Covid-19, como é possível observar na figura abaixo.

portaria telemedicina

Segundo Dr. Marcos Maeyama (Consultor do Núcleo de Telessaúde de Santa Catarina), a organização prévia é fundamental para a melhor condução desta prática, uma vez que há a necessidade de se observar alguns pontos como:

  • Logística do serviço;
  • Disponibilidade de profissional;
  • Explicação do processo ao paciente;
  • Aceite do paciente;
  • Confirmação da consulta, envio de link e outros elementos.

Segundo Dra. Renata Morbeck (Coordenadora de Operações da Telemedicina do Hospital Albert Einstein por meio do Proadi-SUS),  a extensão da Telemedicina conta com hospitais de excelência como o Hospital Israelita Albert Einstein, que presta em  assistência remota no atendimento de 568 leitos de UTI aos pacientes portadores de Covid-19 em todo o território nacional, conforme mapa:

teleuticovid

Ainda segundo a Dra. Renata Morbeck, em relação ao número de profissionais atuantes em Telemedicina no estado de Santa Catarina, 319 profissionais foram contactados e 112 profissionais encontram-se habilitados.

profissionais tele

Ao que tudo indica, a Telemedicina é uma prática que deve permanecer em cenário pós-pandemia.

Referências

1 – BRASIL. Portaria nº 467, de 20 de março de 2020. Portaria. Diário Oficial da União, SC, 23 mar. 2020. v. 60, Seção 1, p. 1-1. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-467-de-20-de-marco-de-2020-249312996. Acesso em: 15 set. 2020.

2 - MARCOS MAEYAMA (Brasil). Secretaria de Saúde. Estratégias de Saúde Digital e Covid-19. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ka0J6-E3nIw&t=4498s. Acesso em: 15 set. 2020.

3 - SANTA CATARINA. EDUARDO RIBEIRO. . CRM-SC aprimora receitas digitais e amplia serviços aos médicos com formulário para pedidos de exames e cirurgias, laudos e atestados. 2020. Disponível em: https://crmsc.org.br/noticias/crm-sc-aprimora-receitas-digitais-e-amplia-servicos-aos-medicos-com-formulario-para-pedidos-de-exames-e-cirurgias-laudos-e-atestados/. Acesso em: 15 set. 2020.

Autora: Leila Mello Pioner