CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM 2018

A Escola de Saúde Pública Prof. Osvaldo de Oliveira Maciel (ESP/SES/SC) deu início no dia 06/08/2018, à primeira turma do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Sistematização da Assistência de Enfermagem, autorizado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) por meio da Resolução Nº 045/CEE/2017.

curso enfermagem06082018

Ressalta-se que a efetivação do evento foi resultado de parcerias firmadas com a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e com o Conselho Regional de Enfermagem (COREN/SC). A UNISUL, como contrapartida a realização de estágios obrigatórios de seus alunos nas unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES), prevista em Termo de Cooperação Técnica, assumiu a responsabilidade pela remuneração do corpo docente e, o COREN, “buscou apoio da SES para instrumentalizar os enfermeiros no tema, visando à melhoria da prática assistencial”.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma ferramenta que favorece a melhoria da prática assistencial com base no conhecimento, no pensamento crítico e na tomada de decisão clínica com o suporte de evidências científicas, obtidas a partir da avaliação dos dados subjetivos e objetivos do indivíduo, da família e da comunidade (Bartira de Aguiar Roza). A SAE tem como objetivos identificar as situações de saúde-doença e as necessidades de cuidados de enfermagem, fundamentando intervenções de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde.

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Sistematização da Assistência de Enfermagem da ESP/SES/SC, tem carga horária total de 390 horas aula e seu público alvo são enfermeiros lotados nas unidades hospitalares vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde. A turma em desenvolvimento é formada por 34 alunos oriundos das seguintes unidades:

Município Unidade
Joinville Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS)
Florianópolis Hospital Governador Celso Ramos (HGCR)
Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG)
Hospital Nereu Ramos (HNR)
Maternidade Carmela Dutra (MCD)
Mafra Maternidade Dona Catarina Kuss (MDCK)
São José Instituto de Cardiologia de Santa Catarina (ICSC)
Hospital Regional Homero de Miranda Gomes (HRHDS)
São Pedro de Alcântara Hospital Santa Tereza (HST)

Além das unidades citadas, há uma participante da Escola de Formação em Saúde (EFOS/SES) e do Conselho Regional de Enfermagem.