Atualização em Feridas e Curativos para Profissionais do SUS

Notícia interna Profissionais SUS.png

A Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, por meio do Núcleo de Educação Profissional (EFOS), realizou em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Garopaba o curso de Atualização em Feridas e Curativos.

Cerca de 60 profissionais do SUS participaram do curso. As aulas foram realizadas na Câmara Municipal de Vereadores de Garopaba e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinguirito; e as atividades práticas nas Unidades Básicas de Saúde.

O curso, que tem como objetivo abordar as melhores práticas na avaliação de feridas crônicas e/ou agudas e a realização de curativos, buscando otimização na utilização dos insumos fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, também evidencia o protagonismo da equipe de saúde na realização de uma análise técnica e criteriosa, observando os fatores que podem acelerar ou retardar o período cicatricial de uma lesão.

O evento despertou também o olhar para o atendimento humanizado, no qual o paciente é visto num contexto ampliado de saúde pública. Saber avaliar os diferentes tipos de tecidos e lesões, bem como conhecer o modo de vida dos usuários acometidos por esses problemas é fundamental para a adoção de tratamento adequado.

Nos serviços de atenção primária, o cuidado às pessoas com lesões pode se desenvolver tanto no interior das unidades básicas como no próprio domicílio do usuário e, em todos eles, é possível proporcionar uma assistência de qualidade. Desenvolver o cuidado à saúde neste último cenário permite ainda a compreensão do contexto familiar e social dos usuários que convivem com tais agravos.