ESP/SC + OPAS/OMS + Semana 30 anos do SUS

Na semana de comemoração dos 30 anos do SUS (19/09), a Escola de Saúde Pública do estado de Santa Catarina (ESP/SC), teve a honra de participar do lançamento do novo portal de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), por meio de convite da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), e por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde do Departamento de Evidências e Inteligência para Ação em Saúde (BIREME/EIH), no âmbito da celebração dos 34 anos.

espImagem1

Este novo portal conta com diversas ferramentas úteis já consagradas no campo da pesquisa em saúde, mas também com novidades e ampliações do seu escopo, com a abrangência de áreas exclusivas como:

• Saúde Pública;
  • Homeopatia;
  • Ciências e Saúde;
  • Vigilância Sanitária.

Outra nuance a ser explorada neste novo ambiente virtual, é a ampliação dos idiomas possíveis de serem pesquisados, fator que antes era limitado por área geográfica em algumas destas plataformas. Hoje é possível lançar descritores em português, espanhol, inglês e francês.

Outros eventos internacionais, não menos importantes, também fizeram parte da agenda de atualizações da ESP/SC na semana dos 30 anos do SUS, a convite da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde do Departamento de Evidências e Inteligência para Ação em Saúde (BIREME/EIH).

Dentre estes eventos, dois deles se destacam pela vivência do momento presente em ciência, a ética e a integridade em pesquisa, como é possível verificar no Flyer do evento:

espImagem2

A intensa participação da ESP/SC em eventos que fomentam a pesquisa e a ciência como um todo, refletem o seu compromisso em saúde pública como resposta à atual crise do novo Corona vírus e de outros desafios globais emergentes.

Autora: Leila Mello Pioner