Análise das Mostras Estaduais de Humanização geram Pesquisa

imagem1

Desde de 2012, anualmente, a SES/SC realiza Mostras Estaduais de Humanização. Nestas Mostras são apresentadas experiências aplicadas por profissionais da saúde, gestores e usuários do SUS norteadas pelos princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH).A SES/SC já realizou oito (8) Mostras Estaduais, ocorridas em quatro (04) cidades do Estado, sendo três em São José, três em Palhoça, uma em Joinville e uma em Lages. Estas Mostras configuram-se de um dispositivo do plano de ação do Colegiado Estadual de Humanização na perspectiva de difundir a PNH, promover troca de experiências no SUS e mapear atividades que envolvem a política em Santa Catarina. Estes eventos têm se constituindo também um espaço de formação dos participantes, uma possibilidade de análise dos processos de atenção e gestão na saúde, bem como um lugar de memória/história do SUS que dá certo.

Pensando nisso, um grupo composto por profissionais da Saúde, profissionais da ESP, docentes, mestrandos e apoiadores da PNH em Santa Catarina passou a considerar a importância de submissão dos trabalhos apresentados nas Mostras Estaduais às análises críticas tendo como base princípios e diretrizes propostas pela PNH e concluiu-se que tais experiências mereciam uma análise criteriosa. Sendo assim, surgiu o GT de Pesquisa PNH/SC. A referida pesquisa se caracteriza em analisar qualitativamente as experiências apresentadas nas Mostras de Humanização com a finalidade de instrumentalizar interessados na produção de experiências como estas, além de garantir um acervo analítico e condensado, mapear as iniciativas de humanização no Estado e criar ferramentas de apoio institucional às mesmas.

imagem2                                                                                                 Grupo de Trabalho em Reunião Virtual.

Desde então, o grupo vem se debruçando entre estudos mais profundos sobre a própria PNH e de metodologias de pesquisa, que valorizem o acervo disponível e, ao mesmo tempo, sejam capazes de ofertar um olhar crítico sobre este conteúdo, que agora é considerado objeto de pesquisa. O Colegiado segue também acompanhando as atividades deste GT de Pesquisa PNH/SC e, nesta lógica, será um coletivo de validação da pesquisa em si. O GT de Pesquisa PNH/SC reúne regularmente a cada 15 dias e neste tempo efetivando uma construção coletiva de cada passo da pesquisa.