Acolhimento a Saúde do Trabalhador

Na Mostra de humanização Macroregional Florianópolis ocorrida em 07 de julho de 2020 por meio da sala virtual EducaSaude SC foi apresentada relato de experiência da fisioterapeuta Wanessa Zanotto do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) do município de Biguaçu. Confira!

Por http://redehumanizasus.net

“Acolhimento a Saúde do Trabalhador” na Prefeitura de Biguaçu- SC.

O dia-a-dia dos serviços públicos de Biguaçu são bastantes corridos e agitados, com uma grande carga de trabalho para os profissionais dos mais diversos setores, que necessitam estar sempre apostos para atender a população de forma capacitada e humanizada. Esta sobrecarga de trabalho, quando não acolhida e gerenciada pode ocasionar adoecimentos aos servidores e prejudicar a qualidade dos atendimentos/serviços prestados aos cidadãos.

Devido a isso se estabelece o Projeto “Acolhimento a Saúde do Trabalhador” que tem por objetivo oferecer um espaço de acolhimento qualificado e atendimento em Práticas Integrativas e Complementares (PICs) aos servidores das diferentes setores da Prefeitura Municipal de Biguaçu. O projeto foi criado pela fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e conta com a parceria com o SESC Comunidade do município. Os atendimentos são abertos a todos os servidores públicos do município, conforme agendamento pela central telefônica do SESC. São realizados os acolhimentos e os atendimentos por meio das PICs Reiki e Auriculoterapia. Estas são técnicas que fazem parte do escopo oferecido através na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICs).

Segundo a descrição da PNPICs o Reiki define-se como:

“Prática terapêutica que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital visando promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar físico e mental.”

Já a auriculoterapia, constitui-se como um sistema da Acupuntura, que promove a regulação psíquico-orgânica do indivíduo por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha, por meio de sementes de mostarda. Ambas as técnicas apresentam excelentes resultados na manutenção/recuperação e promoção da saúde, reduzindo sintomas diversos, como: estresse, ansiedade, tristeza, dores em gerais, fobias, compulsões.

Os atendimentos tiveram inicio no mês de novembro de 2019 e acontecem semanalmente, nas quartas-feiras, das 14 às 21 horas. No decorrer desse período do projeto, até a elaboração deste trabalho, 38 servidores foram acolhidos, somando-se 96 atendimentos em Reiki e Auriculoterapia.

Os discursos de alguns dos servidores que receberam os atendimentos relatam redução das queixas de estresse e ansiedade, redução na utilização de medicamentos para enxaqueca e dores em geral, redução de sintomas de compulsão alimentar e irritabilidade. Como podemos ver no relato a seguir:

“Sou agente comunitária, faço parte da equipe eSF, e tenho buscado terapias complementares nós últimos anos para as queixas de ansiedade e dores lombares, assim como outras dores crônicas tem me tirado o sono. Com o trabalho da Wanessa pude experimentar pela primeira vez o Reiki e foi uma experiência maravilhosa, teve momentos onde me senti mais leve e pude ter um momento só meu e refletir sobre coisas que não costumo fazer durante minha rotina. Como mulher carregamos muitas responsabilidades, nossa carga é pesada. Agradeço muito a disponibilidade da profissional Wanessa por nós ofertar este serviço. Quem cuida também merece cuidado. Gratidão!”

Pode-se observar que um projeto que exige poucos investimentos, e pode ser reproduzido em outros espaços tem uma grande capacidade de potencializar a qualidade dos serviços públicos e humanizá-los, uma vez que acolhe, também de forma humanizada, e gera bem estar, promove saúde e valoriza seus trabalhadores.

esp wanessa relato

* Por Wanessa Zanotto

REFERÊNCIAS:

Brasil. Ministério da Saúde. Saúde de A a Z, Práticas Integrativas e Complementares. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/praticas-integrativas-e-complementares. Acesso em: 11/11/2019.