Na intenção da prática efetiva de educação permanentee sob a égide da atuação em rede, a Escola de Saúde Pública do Estado de Santa Catarina (ESP-SC), é uma instituição que mantém sua articulação baseada nos seguintes pilares: ensino, atenção, pesquisa, extensão, gestão e controle social em saúde.

Sendo assim, a ESP-SC trabalha visando à produção do conhecimento e à qualificação dos trabalhadores atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS), compartilhando saberes e práticas para enfrentar desafios comuns.

Desta forma, no dia 27/08/2020 a ESP- SC, participou do webinar: O papel da Rede como disseminador e intermediário do conhecimento científico em saúde, a convite da Rede BVS, conforme flyer do evento:

opas

As conversas abordaram temas relativos ao acesso e melhor aproveitamento da plataforma de pesquisa da BVS a partir do conhecimento de quem a utiliza, para qual fim a utiliza e o que se pode oferecer deste entendimento, também a importância da rede na gestão do conhecimento.

Uma das experiências exitosas compartilhadas neste evento, no contexto do acesso aos portais de pesquisa, traz os resultados do estudo realizado por Andrea Cristina Borgado, que teve por objetivo conhecer quais são as necessidades dos usuários do portal BVS Hanseníase e culminou com o desenvolvimento de novo portal, mais moderno e com versão também em mobile.

bvs

Já Eliane P. Santos, nos mostra como se dá a gestão do conhecimento por meio das Redes e ressalta os pilares estruturantes deste tipo de ação de forma didática e assertiva, como é possível verificar:

3pilares

Este artigo foi redigido com a intenção de participar à comunidade que a ESP-SC se mantém em busca do fortalecimento enquanto rede integrada de conhecimento em saúde e em prol da atualização e aprimoramento de sua equipe técnica. Como tal, também tem participação - no papel de educando - em eventos com alcances regionais, nacionais e internacionais de cunho educativo/informativo, uma vez que entende esta prática como uma forma democrática de exercer a educação: aprender para ensinar.

Autora: Leila Mello Pioner